Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Educação

UFMT assina convênio internacional para participar

Foi assinado, hoje à tarde, no Palácio Paiaguás, um protocolo de cooperação internacional entre o Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – SECITEC, a Universidade Federal de Mato Grosso, a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, a Universidade de Estudos de Turim e a Associação Nacional de Criadores de Bovinos da Raça Valdostana, da Itália.


Participaram da assinatura, além do Governador Blairo Maggi, o secretário de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro, o Pró-Reitor de Pesquisa da UFMT, Adnauer Tarquínio Daltro, representando a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder, o Prefeito de Chapada, Flávio Daltro Filho, Leila Vincenti, Diretora do Departamento de Patologia Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Turim, e Mário Vevey, representando a Associação Nacional de Criadores de Bovinos da Raça Voldstana.

O protocolo terá vigência de cinco anos e o seu objetivo é implantar projetos de pesquisa voltados para a introdução, em Chapada dos Guimarães, da raça bovina Valdostana em cruzamento, incluindo o melhoramento das técnicas de criação, o controle da produção, a qualificação e requalificação na formação zootécnica e na pecuária leiteira. O convênio prevê, também, a criação nesse município de uma escola-lacticínio para oferecer formação profissional no setor da produção de queijos e para propiciar a valorização gastronômica dos produtos do projeto.

A UFMT, informou o pró-reitor de pesquisa, Adnauer Daltro, participará do projeto, não só com seus professores, mas também disponibilizando seus laboratórios, o Hospital Veterinário e a Fazenda Experimental em Santo Antônio do Leverger. Afirmou que a iniciativa é de grande interesse para os grupos de pesquisa tanto da área de medicina veterinária quanto da de agronomia na medida em que favorecerá o intercâmbio entre os parceiros e ocasionará a produção de artigos científicos.

O Prefeito de Chapada, Flávio Daltro, também se mostrou entusiasmado com a assinatura do protocolo. ´´Com esse projeto, e, em especial com a Escola-Laticínio´´ disse, ´´Chapada vai ganhar uma atividade complementar, tornando-se produtora de queijos tipo exportação.´´
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet