Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Educação

Planejamento do ano letivo é organizado durante Semana Pedagógica

Antes do início das aulas, previsto para a próxima segunda-feira (09), dois mil professores da rede municipal de ensino de Cuiabá se reúnem para planejar o ano letivo de 2009. Os trabalhos se estendem até a próxima quinta-feira, em tempo integral, nas 96 escolas e 45 creches da Capital. Na sexta-feira, os educadores participam de uma aula inaugural, com o professor doutor pela Unicamp, Mozart Neves Ramos, no Hotel Fazenda Mato Grosso.


Questões como a relação da escola com a comunidade local, organização pedagógica, administrativa, gestão democrática, sistema de avaliação, desempenho da escola em avaliações internas e externas, espaço e tempo escolar, são alguns itens discutidos durante a Semana Pedagógica.

Até agora, professores e equipes gestoras tem discutido a reelaboração da Proposta Curricular. O Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Plano de Melhoria Pedagógica (PMP) – construído numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as unidades escolares – também estão sendo analisados. Os educadores avaliam os resultados obtidos no ano anterior e reformulam metas para este ano, de acordo com as singularidades de cada unidade escolar.

Esse planejamento é necessário para promover a melhoria do ensino na rede pública da Capital, segundo informou o secretário de Educação, Carlos Carlão do Nascimento. Além desta ação, ele pontuou outras medidas, como investimentos na estrutura física de escolas e creches, formação continuada dos profissionais, consolidação de uma política pedagógica e inclusão digital. "Queremos que a Educação em Cuiabá seja reconhecida como uma das melhores do país, mas isso requer a participação de todos", ponderou.

Na Escola Municipal Ranulpho Paes de Barros, localizada no bairro Santa Izabel, 60 professores se dividem em três turnos para planejar as aulas para 1,3 mil alunos atendidos na unidade. "Neste ano, pretendemos trabalhar com um projeto pedagógico que aborde a diversidade do nosso estado", explicou a diretora Eby Regina de Araújo. "Além disso, vamos definir metodologias por área", disse.

Ela adiantou que algumas novidades propostas para este ano letivo são projetos sócio-educativos que envolvam a música, dança e artes cênicas. Segundo a diretora, um dos objetivos é melhorar a aprendizagem, para que a escola seja bem avaliada em mais uma edição da Prova Brasil, prevista para o final deste ano.

O atendimento da Educação Infantil é a preocupação dos professores e equipe gestora da Escola Municipal Juarez Sodré, situada no Araés. A partir deste ano, a unidade foi convertida num centro especializado para esta modalidade de ensino, onde serão atendidas 300 crianças, da faixa etária entre quatro e cinco anos. Até agora, os professores discutiram o PPP, o PMP e o regimento interno da escola. "Uma das nossas metas para este ano é evitar a evasão", afirmou a diretora, Marileuza de Fátima Martins.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet