Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Escola de Cáceres necessita de reforma para manter condições de funcionamento

A Escola Estadual Desembargador Gabriel Pinto Arruda, em Cáceres, está em estado de total abandono, necessitando de serviços de infraestrutura com urgência, pois não oferece condições de funcionamento.


O refeitório não atende as necessidades e as crianças são obrigadas a comer em pé, os banheiros estão inadequados, sem ventilação e o mau cheiro atinge as salas de aula, a quadra poli esportiva não é coberta, deixando os alunos sob o sol durante as práticas esportivas.

Esta é a avaliação do diretor Carmelito Alcunha que procurou o deputado Antonio Azambuja em busca de soluções junto à Secretaria de Educação.

“Estas e muitas outras melhorias precisam ser realizadas com a máxima urgência, como o telhado que necessita de reparos, pois é muito antigo e com muitas goteiras. Temos que mudar também a frente, pois a escola deve ser atrativa, na estrutura, no teor pedagógico, na qualidade e no visual. A comunidade tem que ser valorizada através da instituição que lhe atende. São estas as reivindicações prioritárias que fazemos ao deputado Azambuja, dentre muitas outras necessidades que temos para oferecer um ensino de qualidade em local adequado”, afirma.

Carmelito ressalta que apesar dos diversos problemas estruturais, a Escola Desembargador Gabriel Pinto Arruda atende a 780 alunos e obteve resultado positivo na avaliação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, um grande avanço em um ano de trabalho. Os estudantes contam com todo o material pedagógico necessário, recebem aula de reforço escolar e atendimento psicopedagógico.

O deputado Antonio Azambuja se sensibilizou com a situação precária do estabelecimento de ensino que, em sua opinião como médico, oferece riscos aos estudantes, devido a situação insalubre constatada no local.

“A escola necessita de uma reforma geral para que possa ser considerada uma instituição decente para a educação, por que é um bairro populoso, em uma região extremamente carente de Cáceres e o governo do estado precisa ter o devido cuidado com ela, pois já reformou diversas outras em todo o estado e uma instituição deste porte, que atende a centenas de alunos precisa ser atendida com a máxima urgência. Estamos trabalhando, junto ao diretor da escola e a Secretaria de Educação do Estado, para que a situação seja resolvida. Já havia conversado com o Ságuas (ex-secretário de Educação do MT) e infelizmente não houve nenhum avanço e agora estarei agendando uma nova audiência com a secretária Rosa Neide e espero que ela nos dê uma solução o mais rápido possível”.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet