Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

cidadania

Rondonópolis realiza simpósio contra Pedofilia nesta terça

O Ministério de Comunicação Mais de Deus realiza na próxima terça-feira (13) o “Simpósio Rondonópolis contra a Pedofilia”...

O Ministério de Comunicação Mais de Deus realiza na próxima terça-feira (13) o “Simpósio Rondonópolis contra a Pedofilia”, que tem por finalidade promover ação de alcance social alertando a comunidade para o problema. O evento terá início às 19h, na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis.


De acordo com os organizadores do Simpósio, dados da Polícia Judiciária Civil no município revelam que somente entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010 foram registradas mais de 70 ocorrências que configuram exploração sexual contra crianças e adolescentes e pedofilia. Porém, conforme autoridades policiais, os números não representam a realidade principalmente por causa do medo de denunciar.

“Em Rondonópolis temos o dia municipal de combate à exploração sexual infanto juvenil, em que normalmente o poder público realiza ações, mas não podemos nos limitar a datas alusivas para trazer a discussão à tona. Entendemos que esse papel não compete somente ao poder público, a sociedade em geral precisa agir, e rápido, pois são muitas crianças e adolescentes que sofrem com esse tipo de agressão e, muitas vezes, por medo não denunciam”, explica a diretora do Mais de Deus, jornalista Karoline Garcia Lustoza.

A presidente da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), Janete Riva, que coordena a Campanha Todos contra a Pedofilia no estado, vai ministrar a palestra “Todos contra a Pedofilia”, com temática explicativa e orientativa, visando esclarecer sobre o tema que, segundo a cartilha da AL/MT realizada em parceria com o Ministério Público do Estado, cerca de 80% ocorre no âmbito familiar.

A Pastoral da Mulher Marginalizada, por meio da coordenadora Rosely Rodrigues Cândido fará uma explanação sobre os casos de abuso e pedofilia na cidade alertando para a gravidade e consequências do crime. Já o Missionário Ismael Borges será preletor da palestra “A Igreja e seu papel na Luta contra a Pedofilia”. Borges atuou com evangelismo em regiões consideradas de risco como a Cracolândia (no centro de São Paulo), e em 2009 ajudou na criação da ONG Casa de Missões em Rondonópolis.

“A omissão é grande e grave nesses casos, por isso quando mais debatermos o assunto mais a sociedade, e as vítimas vão se fortalecer e ganhar força para denunciar. Ficamos muito felizes com a iniciativa e em saber que podemos somar forças em prol dessa causa”, afirma a coordenadora da Pastoral e diretora da Casa Abrigo Rotativa, Rosely Rodrigues.

Alunos da Universidade Federal de Mato Grosso, campus local, serão monitores durante o Simpósio e serão emitidos certificados para os participantes. “Nosso público alvo são os multiplicadores, ou seja, estudantes, professores, pais, profissionais da saúde, conselhos Tutelar e da Mulher, presidentes de associações de bairros, pois no dia a dia lidam com situações que se pode evitar ou denunciar ocorrências”, afirma a organizadora, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação por meio da Assessoria Pedagógica.

Falta de apoio – A diretora e fundadora do Ministério de Comunicação Mais de Deus aponta que o projeto do Simpósio na verdade era a realização de uma campanha por três dias, mas a falta de apoio para a ação não permitiu a concretização. O projeto foi enviado a diversas autoridades na tentativa de se obter recursos, no entanto, nada foi viabilizado.

“Temos que falar sobre isso porque muitas vezes esse tipo de postura desanima e faz com que muitos que tem vontade de fazer diferença e participar desistam. Não há cunho político ou interesse pessoal, simplesmente queremos expor uma ferida aberta que sozinha nunca vai cicatrizar. São vidas, seres humanos que padecem e podem sofrer consequências para o resto da vida”.

Dados – Durante o Simpósio, serão apresentados dados sobre casos que mostram porque o abuso sexual contra crianças e adolescentes é considerado um problema de saúde pública, conforme informações da cartilha “Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, elaborada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

No ano passado, o presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta, esteve em Mato Grosso a convite da Sala da Mulher para lançar a Campanha Todos contra a Pedofilia no Estado.

As informações são da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet