Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

COPA DE 2014

Rondonópolis será o aeroporto alternativo da Copa, diz Valtenir

A confirmação de que um caminhão AP2 será destinado pelo IV Comando Aéreo da Aeronáutica (Comar) para o corpo de bombeiros em Rondonópolis permitirá que o aeroporto do município se transforme no terminal alternativo para a Copa do Mundo de 2014. A opinião é do deputado Valtenir Pereira (PSB), que participou na última quinta-feira de audiência pública para debater na Câmara Federal os preparativos de Mato Grosso e de Cuiabá para receber o maior evento esportivo do planeta. Participaram o presidente da Agecopa, Adilton Sachetti, e os deputados Eliene Lima (PP/MT) e Wellington Fagundes (PR/MT).


Segundo Valtenir Pereira, o aeroporto de Rondonópolis em breve atenderá os requisitos exigidos pelos organizadores da Copa. “A FIFA exige que cada cidade-sede da Copa apresente um aeroporto alternativo que fique num raio de até 200 quilômetros distante do aeroporto principal, no caso o de Várzea Grande”, afirmou.

No início deste ano, Sinop e Alta Floresta já haviam recebido do VI Comar um caminhão cada para que os aeroportos municipais pudessem receber vôos de médio e grande porte. Os veículos são avaliados em cerca de R$ 1,5 milhão cada e foram transferidos pela aeronáutica de outros aeroportos do país.

O deputado foi responsável pela gestão política junto ao Comar para aquisição dos caminhões. “A economia de Mato Grosso está crescendo e aumentou significativamente a demanda de pousos e decolagens não só na baixada cuiabana, mas também em Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta, que são municípios estratégicos e com economia pujante”, acrescentou.

As negociações com a União começaram há um ano, quando o deputado procurou a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para reivindicar a possibilidade de os aeroportos de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis ampliarem sua capacidade para pousos e decolagens. Para atender a solicitação, a ANAC exigiu que os aeroportos constituíssem equipes com 15 socorristas treinadas pelo corpo de bombeiros e também colocassem à disposição caminhões AP2 para situações de emergência.

“Assim que a ANAC nos pediu os caminhões, fui ao encontro do major brigadeiro Ricardo Machado Vieira, comandante do VI Comar, para reivindicar os veículos. Depois de muita insistência, conseguimos a liberação primeiro para Sinop e Alta Floresta e na semana passada para Rondonópolis. Hoje os socorristas já receberam treinamento, os veículos já estão à disposição. Atendemos a todos os requisitos. Resta apenas a ANAC emitir um certificado oficial”, informou Valtenir.

Em janeiro deste ano Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estiveram em Sinop e Alta Floresta para avaliar as condições de segurança dos aeroportos e liberar os terminais para o recebimento de voos de médio e grande porte.

Até então, os terminais de Sinop e Alta Floresta podem receber aeronaves com, no máximo, 45 passageiros devido à falta de caminhões-tanque para o combate ao fogo e do reduzido número de bombeiros treinados para situações de emergência. Conforme já informou o Olhar Direto, em outubro do ano passado o município de Rondonópolis deixou de operar vários trechos com a aeronave ATR-72, com capacidade para 68 passageiros, pois não tem disponível o caminhão AP2, de combate a incêndio, exigido pela Anac.

As mudanças, se realizadas nos três aeroportos, elevarão o local da categoria dois para a categoria cinco, que oferece a possibilidade do aeroporto receber aviões com capacidade para 200 passageiros ou mais, como o Boeing 737 e o Airbus 319, se houver uma pista adequada.

“Esses aeroportos precisam ser ampliados para atender a população, principalmente por causa do agronegócio pujante na região”, disse o brigadeiro Machado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet