Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Economia

última vez

Fornecimento do GNV é prorrogado por quarenta dias

O governo do Estado, através da Secretaria de Minas e Energia, conseguiu prorrogar por mais 40 dias a distribuição de Gás Natural Veicular em Mato Grosso junto a Empresa Pantanal Energia (EPE), garantindo o fornecimento até o dia 30 de maio. De acordo com o secretário de estado Pedro Nadaf, está é a terceira e última prorrogação negociada pelo governo.


“Está é a última vez que o governo prorroga a distribuição de Gás Natural. Se até 30 de maio a usina termoelétrica de Cuiabá não voltar a funcionar, o transporte do gás boliviano está suspenso”, declarou o chefe da pasta de Minas e Energia, em coletiva a imprensa na tarde desta segunda-feira (19).

Mato Grosso tem importado 1 milhão m³ de GNV por mês, para abastecer seis mil veículos, principalmente taxis. O volume é pequeno demais para a capacidade da EPE, que tem tido prejuízo com o transporte do combustível, único setor ativado da termoelétrica.

Caso a usina seja reativada, ela necessitará de 1,5 milhão m³ por dia para funcionar, com a capacidade de produzir 480 megawats de energia elétrica. “O estado não precisa dessa energia, mas pode exportar. O Brasil precisa de energia”, pontua o secretário.

Para isso acontecer, a Petobrás terá que comprar a EPE, conforme proposta apreentada pela senadora Serys Slhessarenko (PT). O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já deu aval para a transação, a qual esta nas mãos da Petobrás, mas também depende da capacidade de distribuição da Bolívia, país com quem MT estabeleceu um contrato de 10 anos fornecimento de GNV.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet