Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

COLIGAÇÕES

PSB pode apoiar Abicalil ao Senado e compor com PT na proporcional

21 Abr 2010 - 15:00

De Brasília - Vinícius Tavares / Da Redação - Alline Marques

Os deputados Carlos Abicalil e Valtenir Pereira, respectivamente presidentes estaduais do PT e do PSB, se reúnem na próxima semana, em Cuiabá, com membros dos diretórios dos dois partidos para discutir possibilidade de um apoio formal do PSB à pré-candidatura de Abicalil ao Senado.


O encontro foi marcado nessa terça-feira (20) no cafezinho da Câmara Federal durante rápida conversa em que ambos comentaram a matéria publicada ontem pelo Olhar Direto, segundo a qual Valtenir tende a ser beneficiado em sua corrida à reeleição depois da vitória de Abicalil nas prévias do PT para concorrer ao Senado.

“No encontro da próxima semana será discutida a nova conjuntura política estadual a partir da vitória de Abicalil nas prévias do PT para escolha do pré-candidato ao Senado. Ficou combinado que vamos aprofundar a discussão sobre uma aliança entre PT e PSB para chapa proporcional com o objetivo de alavancar as candidaturas dos dois partidos para deputado federal e vamos discutir também o apoio do PSB à candidatura do deputado Carlos Abicalil para o Senado”, declarou Valtenir ao Olhar Direto.

De acordo com Valtenir, a aliança com o PT permitirá ao PSB a formação de uma bancada federal. “Hoje a maior dificuldade do PSB é não obter votos suficientes para formar uma legenda. Com esse apoio, vamos ajudar os dois partidos a manter uma bancada forte na Câmara e garantir uma cadeira no Senado”, afirmou.

Questionado sobre a manutenção da candidatura de Pedro Taques (PDT) ao Senado, o presidente regional do PSB disse que ela faz parte da coligação Mato Grosso Muito Mais. “Nestas eleições estão em disputa duas vagas para o Senado. Portanto, lançamos o ex-procurador Pedro Taques e garantimos o apoio a um segundo candidato, no caso Abicalil”, explicou Valtenir.

O deputado Valtenir nega que o encontro com Abicalil discutirá o aliança para candidatos ao governo do Estado. O socialista torce, porém, para que esta parceria entre PSB e PT possa colocar os dois partidos no mesmo palanque nas próximas eleições. “Defendemos o mesmo projeto de desenvolvimento”, disse.

Apesar da negativa, a conversa entre ambos não deve ser apenas sobre aliança na proporcional, estaria em jogo também uma composição para majoritária, uma vez que seria benéfico também a Abicalil participar de uma chapa que tem o ex-procurador Pedro Taques (PDT), do que disputar no mesmo grupo do ex-governador Blairo Maggi (PR).

Além disso, também seria interessante ao empresário Mauro Mendes (PSB) ter o PT na aliança, pois assim consegueria mais tempo de programa eleitoral, aumentando suas chances na disputa ao governo do Estado. Tamanha a incerteza de apoio por parte da sigla petista, que o governador Silval Barbosa (PMDB) já deu um ultimato ao partido e cobrou um posicionamento, já que até então não manifestou de que lado está.

Abicalil já vem mantendo conversas semanais com Valtenir e aposta no apoio do PSB à candidatura da ex-ministra Dilma Roussef (PT), acreditando na desistência de Ciro Gomes, na disputa pela presidência. Caso isso se concretize, o presidente regional do PT terá os argumentos de que necessita para seguir com a sigla socialista.
Outro ponto a ser avaliado sobre esta aliança é de que com o apoio do PSB, Abicalil acaba isolando de vez a senadora Serys Slhessarenko (PT), que pegou alguns de surpresa ao declarar apoio a Mendes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet