Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Política MT

VAI FALTAR VOTO

Sinop já figura com oito pré-candidatos a deputado estadual

Até o momento pelo menos oito pessoas já se manifestaram serem pré-candidatos a deputado estadual em Sinop e, caso se confirme pelo menos cinco candidaturas, a disputa pelo voto dos sinopenses pode ser a mais difícil da história política da cidade.

Foto: Divulgação

Baiano Filho é um dos pré-candidatos

Baiano Filho é um dos pré-candidatos

Até o momento pelo menos oito pessoas já se manifestaram serem pré-candidatos a deputado estadual em Sinop e, caso se confirme pelo menos cinco candidaturas, a disputa pelo voto dos sinopenses pode ser a mais difícil da história política da cidade. Os que concorrerem também terão que enfrentar a invasão de candidatos de outras cidades.


O deputado estadual Dilceu Dal’Bosco (DEM) já manifestou pela reeleição e deve concorrer; o ex-vereador por três mandatos e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer por sete anos, Baiano Filho (PMDB), planeja concorrer representando o partido na região. Todavia, poderá ter que fazer uma disputa interna, caso o presidente da Câmara de Sinop, Mauro Garcia, também do PMDB, sustentar pré-candidatura que lançou há poucos dias.

Também na lista, o primeiro secretário da câmara Gilson de Oliveira (PP), que na eleição de 2006 concorreu à Assembléia Legislativa e ficou na terceira suplência; a advogada Zeila Benevides, que ingressou em 2009 no PPS com objetivo de concorrer à deputada; professor Adil, do PSB, que manifestou candidatura no encontro do PSB no último sábado; o vereador Hedvaldo Costa (PSDB), que também se colocou à disposição dos tucanos para concorrer.

Quem também entrou na disputa foi o agricultor e presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan (PDT). No entanto, ele afirma que sua pré-candidatura ainda será confirmada e que apenas colocou seu nome à disposição para o partido avaliar e decidir durante as convenções. Galvan é líder do agronegócio no nortão e agricultores defendem sua candidatura.

Dos nomes colocados, devem se confirmar, sem interferência de diretório, Dal’Bosco, Gilson de Oliveira, Zeila Benevides e professor Adil. Já Baiano Filho poderá disputar a preferência dos peemedebistas com Mauro Garcia. O tucano Hedvaldo Costa poderá recuar, visto que PSDB e DEM são velhos aliados em Sinop e a candidatura de Dal’Bosco está consolidada. Já Antônio Galvan, deverá esperar o feedback do lançamento da pré-candidatura para avaliar se leva o projeto à frente.

Até o ano passado, os eleitores sinopenses estavam com expectativa de eleger três deputados. Todavia, com a entrada de vários agentes na disputa, o número deverá cair para dois ou, um, no máximo. Na última eleição para prefeito, por exemplo, houve cerca de 50 mil votos válidos. As estimativas iniciais são de que o quociente eleitoral para deputado estadual deverá ficar próximo aos 70 mil votos. Para garantir cadeiras no Legislativo estadual, os sinopenses terão que contar com os votos regionais, mas estes também serão disputados por candidatos de todo o Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet