Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Vídeos

Último discurso do Papa Bento XVI em sua última audiência pública no Vaticano

Discurso de despedida de Bento XVI - Joseph Ratzinger na sua última audiência como Papa no Vaticano [Completo] - 27/02/2013, Bento XVI será 'Sua Santidade, Papa Emérito' após renúncia, diz Vaticano - Farewell speech of Benedict XVI in his last audience in the Vatican as Pope - 2/27/2013, Benedict XVI is 'His Holiness, Pope Emeritus' after resignation, says Vatican

Audiência geral
Nesta terça, o Papa se prepara para a audiência geral de quarta-feira, últimas dele durante o pontificado.
Ele também organizará seus papéis nos cômodos que irá deixar, segundo o porta-voz.

"Ele precisa separar os documentos sobre o governo da Igreja e suas funções anteriores (prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé), que devem ser arquivados, e as anotações de caráter mais pessoal, que seguirão para sua nova casa", disse.

Seu secretário particular, o bispo Georg Ganswein, lerá uma seleção de mensagens de todo o mundo, entre elas a de muitos chefes de Estado, e "o ajudará a responder a elas".
A última audiência de Bento XVI, será feita ao ar livre, na Praça de São Pedro.
Foram distribuídos 50 mil ingressos.
O pontífice deve girar pela praça no papamóvel para se despedir dos fiéis.
O tradicional "beija-mão" será feito após a Audiência Geral, na Sala Clementina, mas apenas para algumas autoridades, segundo a Rádio do Vaticano.

O Papa Bento XVI vai manter o nome e o título honorífico de "Sua Santidade" após renunciar e vai ser chamado de "Papa Emérito" ou "Pontífice Romano Emérito", disse o Vaticano nesta terça-feira (26).
O anel papal vai ser destruído, de acordo com a tradição do Vaticano, segundo o porta-voz.
Bento XVI passará a trajar a "batina branca papal clássica", sem mantelete, segundo o padre Federico Lombardi. Ele também não deve mais usar sapatos vermelhos.

O porta-voz afirmou que Bento 16 tinha tomado as decisões sobre seus títulos após consulta com as autoridades do Vaticano.
O Papa alemão, de 85 anos, vai renunciar em 28 de fevereiro, por conta de sua frágil saúde. O anúncio, surpreendente, foi feito em 11 de fevereiro.
Joseph Ratzinger será o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que cria situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.
Por conta da raridade da ocasião, as autoridades do Vaticano mantêm muitas discussões sobre como será a coexistência de "dois Papas" na Santa Sé, após o conclave que, a partir de data ainda não definida em março, vai escolher o sucessor de Bento XVI.
Sitevip Internet