Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Opinião

As vantagens de ensinar a poesia e o poema na escola

Autor: Williana de Souza Silva Bispo de Lima

01 Fev 2023 - 08:00

A poesia é um instrumento excepcional para a aprendizagem pois, atinge o lado esquerdo do nosso cérebro que controla as áreas da lógica e da linguagem. Desperta sentimentos quando é lida ou ouvida e deve ser trabalhada nas escolas em todas as idades.

Segundo  Averbuck   “A poesia na escola pode cumprir um papel integrador na medida em
que, apoia-se na palavra do aluno e do poeta, busca a essência da expressão do homem” ,por isso é necessário que cada vez mais os professores trabalhem esse estilo na escola.

Pode ser usada em diversos meios de expressão da arte e do desenho que referem se as poesias ouvidas; formam o imaginário, a criatividade,  a percepção estética, a observação de formas e a oralidade. Na música e na literatura, esse genero  se preocupa com métrica,  rima e com a sonoridade das palavras.

Portanto estabelece relações entre a criança e esse mundo repleto de fantasia e sentimentos que proporciona o estimular da exteriorização corporal, para as habilidades com a musica, além de incentivar o gosto pela leitura e pelo mundo lúdico.

 A poesia   oferece um série de possibilidades educacionais para o professor, por  constituir uma ligação entre ele, o  aluno e o  aprendizado, além de acrescentar as expressividades.

O beneficio dessa literatura   que desperta no  estudante os sentimentos pelo mundo da arte poética, além de ativar os conhecimentos prévios   é acender na criança ainda em tenra idade a empatia e o altruísmo, auxiliando nas suas interações na família, escola, comunidade ,   em todos os lugares.

O professor ao ler em voz alta proporciona um momento em que a criança tem que ouvir com atenção além de permitir que ela venha oralizar sobre o que ouviu e a ,entonação, ritmo e pontuação na fala do narrador desenvolve a memorização dos personagens narrados,  o  brincar com as palavras favorece a socialização e a participação ativa nas atividades .

 A leitura da poesia deve ser inserida principalmente pelo prazer do momento e suas interações  estimulo a escrita espontânea, e formação do comportamento leitor, esse trabalho pode ser realizado de forma interdisciplinar , assim  contribui para o letramento e alfabetização dos estudante

Inúmeras possibilidades de recursos que o professor pode utilizar para ensinar poesia, como teatro, pinturas, trabalhos individuais e coletivos, cartazes, dramatização, e  oficinas, jogos, confecção de um livro de poesias feitas pelas crianças ou com desenhos criados por elas.

Através da leitura diária  todas essas possibilidades podem ser trabalhadas com os alunos, propiciando desenvolvimento integral desde a infância.

Para atingir sucesso no trabalho com a poesia e o poema é necessário como afirma Cunha (1986, p 95)  ‘’ Se o professor não se sensibilizar com o poema, dificilmente conseguirá emocionar seus alunos”.   

È primordial que o professor tenha o hábito de  ler  poemas e poesias  para conseguir despertar o interesse dos alunos e através da sua sensibilização sensibilizar os estudantes , convidando os  a desenvolverem o gosto por poesias e garantir o  interesse pela leitura em geral, introduzindo   alunos na cultura letrada, simbólica por todos os espaços  de convivências e suas respectivas particularidades.

Atualmente , é possível encontrar  material literário adequado a faixa etária dos estudantes que atendam as necessidades específicas dos objetivos que estão sendo trabalhados com uma grande diversidade de temas multiculturais.

De forma diversificada as poesias e os poemas  cultivam a análise das múltiplas linguagem que retratam o ser individual e no coletivo, aflorando os sentimentos de forma prazerosa e  agregando valores  a sua vida, pois é capaz de dar  possibilidades ao  estudante de um encontro consigo e com os outros.


Williana de Souza Silva Bispo de Lima, professora da rede municipal de ensino Cuiabá
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet