Olhar Direto

Segunda-feira, 03 de junho de 2024

Notícias | Economia

Anfavea diz que sobretaxa a automóveis dos EUA é preocupante

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) afirmou nesta segunda-feira que é preocupante o fato de o governo brasileiro ter incluído automóveis na lista de produtos norte-americanos que serão sobretaxados em retaliação aos subsídios empregados pelos Estados Unidos na produção de algodão. A lista foi divulgada hoje e deverá entrar em vigor em 30 dias.


"A priori, a inclusão dos automóveis na lista preocupa. A Anfavea defende soluções sem reflexos negativos para o setor automotivo", afirma a associação, em nota.

De acordo com a Anfavea, a expectativa é que, no prazo que a lista tem para entrar em vigor, os dois países entrem em acordo.

"Há um prazo de 30 dias para o início da retaliação e nesse período espera-se que possam ocorrer negociações que venham a alterar essa situação, viabilizando outras soluções possíveis, minimizando o impacto no comércio bilateral", completa a nota.

A Camex incluiu na lista de retaliação automóveis de cinco tipos diferente, que vão desde carros 1.0 até 3.0, aumentando a tarifa vigente de 35% para 50%. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, em 2008, o Brasil importou dos EUA US$ 104 milhões relativos aos automóveis que constam na lista.

A lista completa de produtos que poderão ser retaliados tem 102 itens, a maioria alimentos. Entre os produtos estão frutas, embutidos, trigo, óleos, ketchup, complementos alimentares, gomas de mascar, paracetamol, hormônios, perfumes, maquiagem, xampus, desodorantes, sabonetes, pneus, algodão, tecidos, tapetes, roupas, cortinas, jóias, lâminas de barbear, congeladores, cortadores de grama, celulares, fogões, câmeras, barcos, óculos de sol e escovas de dentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet