Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Rondonópolis

Furgão com remédio irregular é apreendido pela Anvisa

Um veículo furgão, que transportava remédio de forma irregular, foi apreendido por agentes do Departamento de Vigilância Sanitária em Rondonópolis, distante 210 quilômetros de Cuiabá, nesta quinta-feira (13).


O automóvel autuado não estava de acordo com as regras de manter a medicação em temperatura adequada e o acompanhamento por profissional. Além da ausência de licença ambiental. Segundo o gerente do Núcleo de Vigilância Sanitária Candido José Garcia Neto, para o transporte de medicamento é preciso cumprir as normas nacionais.

“Apenas as empresas licenciadas pelos órgãos sanitários das três esferas, municipal, estadual e federal, podem trabalhar com a entrega de remédios. A carga deve ser acondicionada em veículos climatizados com temperatura inferior a 30º graus para não perder a eficácia do produto. Além disso, acompanhada por um farmacêutico. Apenas duas transportadoras no Estado possuem alvarás em conformidade com as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.”, explica.

Adequação

Por determinação da Anvisa o comércio de medicação do município passou por adaptações. As drogarias devem ter ambiente climatizado com temperatura inferior à 30º. Conforme o gerente da Vigilância Sanitária, Neto Garcia, 80% das unidades da cidade já se adequaram e as demais estão se preparando para atender as exigências.

Falsificação

O gerente Neto Garcia ainda revela que a Bolívia é o principal fornecedor de medicação falsa para o Brasil. “Temos informações de que Mato Grosso é a principal rota destes produtos que passam por Cuiabá e Rondonópolis e é distribuído para o País. A nossa fiscalização está em estado de alerta diante destes crimes”, finaliza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet