Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Economia

Sefaz debate tributação com associações representativas de produtores rurais

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso deve contar com maior apoio das associações representativas do setor rural para o contato com os produtores. Este foi um dos resultados imediatos da reunião entre Fisco, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Sindicato Rural de Campos de Júlio, realizada nesta sexta-feira (14.05), com a participação do secretário de Fazenda, Edmilson José dos Santos.


Dentre os assuntos foram debatidos informações sobre a redução do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) incidente sobre o gado em pé; análise de processos; e metodologia de lançamentos de débitos no Conta Corrente Fiscal, entre outros.

“Percebemos que há muita coisa na relação da Sefaz com o produtor que a nossa participação pode aprimorar. Podemos fazer o feedback do campo quanto as ações e políticas do Fisco que atingem os produtores e o inverso também. Existem muitas ferramentas da Sefaz que não estão sendo utilizadas”, explicou o diretor-executivo da Aprosoja, Marcelo Monteiro.

As ferramentas citadas e explicadas durante a reunião são os sistemas on-line onde o produtor, contribuinte de maneira geral, pode monitorar todos os seus dados sem a participação de outro profissional intermediando este contato. “A Sefaz está realmente com as portas abertas para o contribuinte. Oferecemos prazos para que ele regularize sua situação e em momento algum tenha sua atividade prejudicada. Quero parabenizar o trabalho destas associações que possuem um papel importante na produção e desenvolvimento de Mato Grosso”, pontuou o secretário de Fazenda.

A pedido das entidades representativas, a equipe da Sefaz irá compartilhar e programar as visitas ao interior em conjunto com o setor produtivo. A expectativa é que até o final do ano, técnicos do Fisco tenham visitado todos os 141 municípios do Estado. “Eu já visitei contribuintes dos municípios de Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis, entre outros. Vamos estar mais próximos dos problemas e saná-los o mais rápido possível”, comentou Edmilson dos Santos.

Ficou acordado ainda durante o encontro que outras reuniões de trabalho para debater políticas tributárias específicas para o segmento devem iniciar já a partir da próxima semana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet