Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Esportes

Ataque poderoso e defesa que sofre: Peixe perto de levar 50º gol no ano

Atacar e fazer gols. Essa é a vocação do Santos. Neste ano, foram 109 gols em 33 jogos. É a equipe com ataque mais positivo do Brasil. No entanto, a defesa santista, em números absolutos, é a mais vazada dos principais times da Série A. São 49 gols em 33 jogos. Nenhum dos 12 maiores do Brasil sofreu tantos gols neste ano. Só o Botafogo, na média, tem defesa pior: são 39 gols em 26 jogos, média de 1,5 gol por jogo. A média santista é 1,48 , quase um empate técnico.


Nos últimos cinco jogos, a situação da defesa santista ficou mais crítica. Foram 14 gols sofridos, uma média de 2,8 gols por jogo. O Botafogo, por exemplo sofreu nove no mesmo período (1,8 de média). O Santos levou quatro gols do Grêmio (3 a 4), três do Botafogo (3 a 3), quatro do Atlético-MG (em dois jogos: 3 a 1 e 2 a 3) e mais três do Santo André, na final do Paulistão (2 a 3).

Os números não preocupam tanto o técnico Dorival Júnior, do Santos. Ele admite que seria melhor a equipe não sofrer tanto, mas acha natural que uma equipe que ataca muito acabe se abrindo na defesa.

- Não é o ideal e chama mesmo a atenção. Mas temos de analisar as circunstâncias. Contra o Grêmio, levamos gols por erros individuais. Contra o Santo André, jogamos 75% da partida com jogadores a menos. Além disso, estamos jogando muitas decisões seguidas, e o desgaste é forte. De qualquer forma, vamos continuar indo para cima. Se o time vier a perder, vai perder jogando dessa forma.

O zagueiro Edu Dracena defende a zaga santista e diz que uma equipe que ataca acaba sendo mais vulnerável. É uma questão de estilo. Ele lembra que, muitas vezes, o Peixe entra em campo com três atacantes (Neymar, André e Robinho), dois meias (Paulo Henrique Ganso e Marquinhos) e com dois volantes que não tem como estilo principal a contenção (Wesley e Arouca).

- O Arouca, que joga ali na frente da zaga, não é um primeiro volante. Ele sai bastante, é a caractertística dele. Assim como o Wesley, que é praticamente mais um meia. As pessoas que não sabem ver futebol dizem que a defesa do Santos compromete o ataque. Mas pouca gente vê que, muitas vezes, chegamos ao ataque com seis jogadores. E ficamos só uns três lá atrás para segurar. É o estilo de jogo do time - diz.

Dracena, por outro lado, não se incomoda muito com os gols sofridos, desde que o ataque se mantenha funcionando.

- Nós sofremos 49, mas fizemos 109. Só o nosso saldo (60 gols) é melhor que a produção de muito ataque por aí. Eu acho que isso é o que precisa ser analisado.

As melhores defesas entre os grandes times do Brasil, na média, são as de Corinthians e São Paulo. O Timão sofreu 27 gols em 30 jogos. Já o São Paulo, 28 em 31. Ambos têm média de 0,9 gol por jogo. Já em números absolutos, Fluminense e Vasco foram menos vazados: ambos levaram 26 gols, mas disputaram menos jogos - 26 e 28, respectivamente.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet