Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cultura

festival

Iraniano, tailandês e britânico são fortes candidatos à Palma de Ouro

Iraniano, tailandês e britânico são fortes candidatos à Palma de Ouro
Chega ao final neste domingo o 63º Festival de Cannes. A entrega da Palma de Ouro, prêmio máximo do evento, está programada para o início da noite (meio da tarde no horário de Brasília) no Palácio dos Festivais.


Entre os 19 longa-metragens da competição oficial, há pelo menos cinco que têm sido citados pela imprensa internacional como possíveis favoritos aos prêmios - que além da Palma, incluem júri, direção, roteiro e interpretação masculina e feminina.

"Copie conforme", do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, é aposta não só à Palma, mas aos prêmios de direção e atriz, para a francesa Juliette Binoche. Apesar de ter filmado o longa fora do seu país e já ter ganho a Palma uma vez com "Gosto de cereja", Kiarostami poderia ser recompensado por Cannes em um ano em que o Irã permaneceu nos holofotes por conta da prisão do cineasta Jafar Panahi.

Aposta mais ousada, e que ganhou força entre os críticos nos últimos dias, é o filme tailandês "Lung Boonme raluek chat", de Apichatpong Weerasethakul. O longa explora elementos do imaginário fantástico local, como macacos-fantasmas e espíritos, e pode ter angariado a simpatia do júri presidido por Tim Burton.

Outros três títulos poderiam ser considerados favoritos num cenário mais conservador para a Palma: "Des hommes et des dieux", do francês Xavier Beauvois, "Biutiful", de Alejandro González Iñarritu, e "Another year", do britânico Mike Leigh.

Apesar de muito elogiado pela crítica, pesa contra Leigh o fato de já ter sido premiado em 1996 por "Verdades e mentiras". Já "Biutiful", caso não vença a Palma de Ouro, é visto como forte candidato ao troféu de melhor ator, para Javier Bardem.
Com alguma probabilidade de prêmio, especialmente se a escolha do júri privilegiar um cinema de arte talvez mais hermético, estão também o coreano "Poetry", o africano "Un homme que crie" e o russo "My joy".

Além de Burton, fazem parte do júri o ator Benicio del Toro, o diretor espanhol Víctor Erice, a atriz britânica Kate Beckinsale, a italiana Giovanna Mezzogiorno, Alberto Barbera (diretor do Museu Nacional do Cinema Italiano), o escritor francês Emmanuel Carrere e o diretor indiano Shekhar Kapur.

O longa-metragem "The tree", de Julie Bertucelli, será exibido no encerramento do evento logo após a cerimônia de premiação.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet