Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Economia

Bolsas têm dia negativo na Ásia e na Europa

As bolsas de valores da Ásia operaram em forte baixa nesta terça-feira (25), enquanto moedas de rendimento mais alto enfraqueceram com temores de que os problemas de dívida soberana da Europa disparem uma nova crise sobre o setor bancário do continente.


A bolsa de Tóquio fechou em queda de 3,06% , em seu nível mais baixo em um ano, a 9.459,89 pontos.

Hong Kong seguiu o movimento e o Hang Seng recuou 3,47%, para 18.985 pontos, a menor leitura desde julho do ano passado e abaixo da barreira psicológica de 19 mil pontos.

O Shanghai Composite, da bolsa de Xangai, cedeu 1,9%, para 2.622 pontos. Na Coreia do Sul, o índice Kospi despencou 4,5% após as agências internacionais divulgarem informações de que a Coreia do Norte ameaçou uma ação militar contra sua vizinha.

Tensões ampliadas na península coreana também afetaram o humor dos investidores do leste da Ásia.

A resposta da Europa à crise de dívida grega e grandes déficits em outros países da zona do euro têm deixado os mercados nervosos nas últimas seis semanas, e a tomada de controle de um pequeno banco espanhol pelo banco central do país no fim de semana criou preocupações de um derretimento mais amplo do setor.

"Esta situação com o banco espanhol faz os investidores ficarem nervosos porque levanta suspeitas de que algo mais pode estar por trás", afirmou Hiroichi Nishi, gerente-geral da divisão de equity da Nikko Cordial, em Tóquio.

No Brasil, a agenda encorpa com a divulgação do desempenho das contas externas do país em abril e a presença do diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Khan, em eventos em São Paulo.

Mais cedo, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) informou que a inflação ao consumidor em São Paulo desacelerou para 0,35% na terceira quadrissemana de maio, ante 0,46% na segunda.

O mau humor atinge também o mercado europeu: as principais bolsas europeias abriram em forte baixa, com perdas de mais de 3% em Paris, Madri e Milão, e de 2,82% em Londres e 2,52% em Frankfurt, afetada por novas preocupações sobre a crise europeia, particularmente na Espanha.

Após a abertura, o índice CAC 40 de Paris perdia 3,04%, o Footsie-100 caía 2,82% e o Dax de Frankfurt regredia 2,52%.

O índice PSI20 segue em forte queda, tal como as restantes praças europeias, pressionado pelo sector da banca.

Por volta das 7h20, o euro caía 0,51%, para US$ 1,2277.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet