Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

CUSTOS DE PRODUÇÃO

Governo altera cobrança de antidumping para o glifosato chinês

Os deputados da Comissão de Agricultura da Câmara ficaram revoltados com a decisão do governo federal de alterar a forma de cobrança do direito antidumping sobre a importação do glifosato da China. Apesar da pressão dos parlamentares nos últimos meses, o Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu criar um preço de referência de US$ 3,6 pela quantidade importada.


Indignado, o deputado Luis Carlos Heinze (PP/RS), um dos que mais pressionou para que mudança no cálculo não fosse feita, alerta que o efeito nos custos de produção da lavoura e no preço dos alimentos será sentido. “O aumento da alíquota irá recair, infelizmente, sobre o bolso dos agricultores e, consequentemente, dos consumidores, pois este é o fertilizante mais utilizado no campo”, evidencia.

Heinze alerta que os reflexos incidirão também sobre os números da inflação. Ele acrescenta também que o ato governamental tem como finalidade proteger uma empresa multinacional, em detrimento da agricultura nacional. “Não conseguimos entender como o governo atende a um interesse privado, ao invés de pensar no coletivo”.

A Monsanto teve o pedido da taxa negado pela Argentina, Austrália e União Européia. Recentemente, a empresa desistiu da ação nos Estados Unidos sob a alegação do vice-presidente da divisão de proteção de plantas da companhia, Kerry Preete, que o assunto precisa ser debatido com os agricultores.

Já no Brasil, enquanto os valores pagos pelos produtos agrícolas despencam com ameaça de redução de preço mínimo de alguns grãos, o produtor continua pagando os insumos mais caros do planeta. As informações são da assessoria de imprensa do deputado Luis Carlos Heinze.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet