Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Vazamento no golfo do México já é o pior da história dos EUA

O vazamento de petróleo no golfo do México já é o pior na história dos Estados Unidos e superou o provocado pelo acidente do petroleiro Exxon Valdez no Alasca em 1989, que derramou mais de 40 milhões de litros de petróleo.


A afirmação foi feita nesta quinta-feira (27) por Marcia McNutt, diretora do Serviço Geológico dos Estados Unidos, que apontou que os cálculos preliminares assinalam que o poço aberto no golfo já derramou entre 71 milhões e 147 milhões de litros de petróleo no mar desde o acidente em 20 de abril.

A agência calcula que o acidente despejou no mar ao redor de 1,9 milhão de litros diários desde o acidente de 20 de abril na plataforma operada por British Petroleum (BP), muito acima dos 800 mil litros estimados pela multinacional britânica.

Nesta quarta-feira (26), a empresa iniciou uma operação batizada em inglês como "top kill" para fechar o poço mediante a injeção de um fluído composto por uma mistura de água, argila e químicos, à qual se somarão depois camadas de cimento.

O comandante da Guarda Costeira dos Estados Unidos, Thad Allen, disse hoje que a complicada operação de fechamento do poço de British Petroleum está funcionando e, por enquanto, conseguiu frear a fuga de petróleo.

Presidente diz que vai compensar vítimas
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (27) em entrevista coletiva que todas as pessoas afetadas pelo vazamento de petróleo no golfo do México, provocado pelo afundamento da plataforma Deepwater Horizon, no dia 22 de abril, serão compensadas.


Confira também
Obama promete compensação a vítimas


Empresa contém vazamento nos EUA


Obama vai estender moratória de exploração
..- Quando tudo estiver resolvido, as vítimas do desastre receberão a ajuda necessária para se reerguer. Elas receberão a ajuda que merecem.

Obama afirmou que 20 mil pessoas trabalham atualmente na região da costa sul dos Estados Unidos, seja nos esforços para deter o vazamento, seja na limpeza do oceano ou de praias atingidas pelo petróleo.

O presidente dos EUA também rebateu críticas de que o governo americano teria sido muito lento na resposta ao desastre ambiental no golfo do México.

- Aos que pensam que somos lentos, eu digo que deter o vazamento tem sido nossa prioridade número um. Desde o momento em que essa crise aconteceu, a Casa Branca tem se focado em como parar o vazamento.

Obama admitiu que o vazamento do poço a 1.500 m de profundidade, operado pela empresa britânica British Petroleum (BP), é uma situação sem precedentes e que as pessoas afetadas pela mancha de petróleo ficarão frustradas até que a situação seja resolvida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet