Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Lixo espacial pode destruir comunicações na Terra

Lixo espacial pode destruir comunicações na Terra
Existe tanto lixo espacial circulando em volta da Terra que qualquer colisão espacial poderia causar uma espécie de efeito dominó capaz de destruir satélites vitais para o mundo, revelou um relatório do Pentágono, divulgado nesta quinta-feira (27) pelo jornal inglês DailyMail.


Uma colisão entre um satélite e um pedaço de lixo espacial poderia espalhar milhares de detritos, destruindo outros satélites.

Segundo o relatório, sinais de TV, previsões meteorológicas, GPS (navegação por posicionamento global) e ligações telefônicas são alguns dos serviços que podem ser comprometidos.

A reação em cadeia descontrolada poderia tornar algumas órbitas inúteis para satélites militares e comerciais, de acordo com o Estudo da Situação Espacial enviado ao congresso americano em março.

O relatório, que não foi divulgado publicamente, diz que o espaço “está cada vez mais congestionado”.

Desde o primeiro objeto, o Sputnik Um, lançado ao espaço há 53 anos, a humanidade criou um enxame de "dezenas de milhões de detritos", acrescenta o relatório. O lixo que gira em torno da Terra vem de velhos foguetes, satélites abandonados e estilhaços de mísseis.


Confira também
Atlantis manobra para desviar de lixo espacial


Assista ao posuo final da Atlantis


Sonda faz imagens inéditas do Sol
..Segundo o cientista espacial indiano Bharat Gopalaswamy, o lixo espacial está no limite.

- Nenhum satélite pode ser protegido contra esse tipo de força destrutiva.

O alerta acontece depois da primeira grande colisão, no ano passado, entre um satélite de comunicação americano e uma sonda russa desativada sobre a Sibéria.

A colisão, a uma velocidade 24.140 km/h gerou 1.500 peças de lixo espacial, fazendo com que a ISS (Estação Espacial Internacional) tivesse de de manobrar para evitá-las. O teste de um míssil chinês, em 2007, deixou 150 mil pedaços de lixo na atmosfera.

Esses dois eventos levaram o governo americano a apoiar a ONU em uma campanha para que empresas e países parem de criar mais lixo na órbita da Terra.

Mazlan Othman, diretor do escritório de Assuntos Espaciais da ONU, disse que o "espaço precisa de políticas e leis para que nossa vida não seja posta em perigo por causa de nosso mau comportamento espacial"
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet