Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Economia

Canadá se torna primeiro país do G-7 a subir juro

O Banco do Canadá se tornou o primeiro banco central do G-7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo) a elevar as taxas de juros desde o início da crise global. A instituição elevou a taxa de referência em 0,25 ponto porcentual, para 0,50% ao ano. A taxa estava no nível mínimo recorde de 0,25% ao ano desde abril de 2009.


A decisão, que já era esperada, destaca o dilema do banco canadense, que tenta equilibrar a forte economia doméstica enquanto lida com as preocupações com o impacto da crise de dívida da zona do euro (grupo das 16 nações que adotam a moeda única) sobre a recuperação global. "Dada a considerável incerteza com relação às perspectivas, uma maior redução do estímulo monetário teria de ser analisada cuidadosamente diante dos acontecimentos econômicos domésticos e globais", afirmou o banco em comunicado.

O aumento dos juros foi o primeiro feito pelo Banco do Canadá desde julho de 2007 e o primeiro desde que o presidente da instituição, Mark Carney, assumiu o posto, em fevereiro de 2008. O banco também restabeleceu o funcionamento normal do mercado overnight, incluindo a reversão para uma banda operacional de 0,50 ponto porcentual para a taxa. As informações são da Dow Jones.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet