Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Audiência Pública sobre Segurança do cidadão em VG mobilizou a cúpula da Segurança Pública do Estado de MT

A falta de efetivo policial é uma das principais dificuldades para o combate à violência em Várzea Grande. Assim, para minimizar este e outros problemas, é necessário promover a integração das forças policiais e criar um plano municipal de Segurança Pública.


Estas foram algumas das conclusões da audiência pública sobre Segurança realizada nesta terça (08) em Várzea Grande, por solicitação do vereador Toninho do Gloria líder da bancada do (PV), que presidiu a Audiência. “A população está alarmada com o aumento do número de ocorrências criminais. Estamos aqui para buscar respostas e perspectivas”, disse ele na abertura do evento.

Para Toninho, algumas atitudes imediatas são imprescindíveis para amenizar a questão, como integrar as polícias militares, civil e a guarda municipal, para que haja um planejamento em conjunto a fim de abrandar - pelo menos - o problema que está deixando a população assombrada.

A população nos cobra e não podemos ser ignorados. Estamos realizando reuniões e audiências com o comando da PM e da Civil,Guarda Municipal para melhorar a situação. Temos várias demandas ainda sem respostas. Essa audiência foi apenas o início de um grande fórum que pretende mobilizar toda a região para melhorar a segurança pública não só do efetivo, mas de outro problema que preocupa muito, destacou Toninho do Gloria, que foi elogiada pela iniciativa.

De acordo com o promotor de Justiça, Drº Marcos, a participação da comunidade na reunião foi de grande importância, uma vez que a presença de cada um mostra o interesse em busca da solução do problema. “A mobilização deve ser permanente, não podemos parar de reclamar enquanto não formos atendidos”, concluiu.

Marcos reconhece que não é possível solucionar definitivamente, mas que se continuar como está, a tendência é piorar. “Outra questão a ser abordada é a impunidade. Se os bandidos continuarem acreditando na impunidade, a violência só tende aumentar”, salientou.

Apontando a falta de efetivo como um dos problemas mais graves da corporação, o comandante lembra que até 2014 a PM/MT terá cerca de 12 mil policiais, sendo que neste período eles serão capacitados, treinados e psicologicamente preparados para enfrentar as ruas. Ele também afirma não admitir a insubordinação e o desvio de conduta de policiais para a criminalidade, prometendo punir com rigor eventuais condutas, resguardado o direito de defesa de todos.

O comandante da Polícia Militar, coronel Farias, lembra que aceitou a missão de tocar a corporação a pedido do governador Silval Barbosa (PMDB), por reconhecer o empenho e a dedicação do mesmo em prol da segurança pública, e aponta o combate as drogas e as crimes de maior potencial ofensivo como metas principais, sem, no entanto, esquecer dos pequenos delitos. "Não sei se podemos atingir a tolerância zero contra a criminalidade, mas que vamos abaixar os índices a patamares aceitáveis vamos fazê-lo, juntos Polícia Militar, Sociedade e Imprensa", disse.

“Zelar pela segurança pública é tarefa de todos e esta é uma oportunidade de propor e planejar ações que possibilitem benefícios para a melhoria de vida e segurança da população”, destacou o coronel Farias, comandante do geral da policia militar.

Durante o encontro, o Comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Alonso, falou sobre a importância de se discutir os assuntos que mais geram violência no município, informou sobre algumas medidas que já estavam sendo tomadas para resolver questões de segurança pública no município.

As demais autoridades também se pronunciaram sobre as demandas mais urgentes, a Audiência Pública se estendeu por mais de duas horas e também contou com a participação de dezenas de pessoas da comunidade.

Políticas públicas

Outro tema amplamente debatido na audiência foi a necessidade de criação de políticas que protejam as crianças e adolescentes em risco social, para impedir seu envolvimento com o tráfico de drogas. “O aumento da violência é um problema social gravíssimo, de caráter sócio-econômico”, disse o vereador Toninho do Gloria que é presidente da ONG MT Contra a Pedofilia.

O promotor de Justiça,Doutor Marcelo alertou: “Talvez não seja exagero dizer que a imensa maioria dos problemas de segurança pública estão relacionados ao tráfico e consumo de drogas”. Nesta perspectiva, os presentes também destacaram a necessidade de construção de centros de tratamento de dependentes químicos no município e o aumento do número de conselhos tutelares, como fez o vereador Toninho do Gloria.

O presidente da ONG MT Contra a Pedofilia, chamou a atenção dos presentes para a necessidade de criação de políticas de segurança, como um plano municipal de segurança pública. E defendeu: “É importante que a Guarda Municipal e as polícias trabalhem de maneira integrada”, disse. E sugeriu que toda a sociedade se mobilize para tentar impedir a anunciada redução de 30% do orçamento federal para a área de segurança.

Próximo ao final da audiência, o pronunciamento do Toninho do Gloria da ONG MT Contra a Pedofilia, pareceu resumir o pensamento dos que compareceram ao encontro: “Segurança Pública é questão policial, mas também questão de educação, de saúde, de saneamento básico, de tudo. É preciso aumentar o efetivo policial, mas não apenas isso. É preciso cuidar de tudo”, disse ele.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet