Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Mulher acha filhos desaparecidos há quinze anos com ajuda do Facebook

Uma mulher de origem hispânica residente no Estado americano da Califórnia encontrou seus dois filhos, que estavam desaparecidos há 15 anos com a ajuda da rede de relacionamentos Facebook. A menina, então com três anos, e o menino, de dois, foram sequestrados pelo pai e ex-marido, que os levou para o México. A polícia americana reencontrou os três na Flórida e prendeu o pai, que é mexicano.


Em um raro caso bem sucedido de encontrar crianças desparecidas pela internet, Prince Sagala entrou em março desse ano no site de relacionamentos em um computador de uma livraria, e resolveu digitar o nome da filha na busca. Minutos depois, se viu trocando mensagens com ela. Entretanto, o encontro virtual não acabou nada bem. Sagala revelou de imediato que era a mãe da menina.


Prince Sagala esconde o rosto quando é encontrada por repórteres. (Foto: Damian Dovarganes/AP)Ela tinha a esperança de revelar seu lado da história. Quando mandou uma foto antiga da família para a filha, a filha a a descartou, dizendo que estava feliz com sua atual família e tinha ouvido muitas coisas ruins sobre sua mãe."Ela pensou que eu era uma estranha. Eu escrevi de volta e ela me deletou e, e, seguida, desapareceu", explicou Sagala à AP, com a voz embargada.

Autoritidades rastrearam os jovens, agora com 16 e 17 anos, e encontraram-os nos arredores de Orlando, na Flórida. O pai Faustino Fernandez Utrera, de 42 anos, foi preso no dia 26 de maio após uma série de investigações sigilosas. Ele é acusado pelos crimes de sequestro ede manter crianças sob custódia. Sagala luta agora para retomar a custódia de suas crianças antes delas completarem 18 anos. Os dois jovens se encontram atualmente na casa de um conhecido e tem uma audiência marcada para o final do mês. Eles não retomaram contato com a mãe ainda.

"Foi uma experiência muito traumática para eles. O pai, a única pessoa que eles conheceram como parente, agora está preso. Quando eles tiverem seus próprios filhos, com 25, 25 ou 27 anos, eles terão consciência do quanto a mãe deles perdeu", afirmou a detetive Debbie Camou, do condado de Montclair. "Não se pode julgá-los pelo que eles estão sentindo agora".

Segundo a detetive, Utrera e Sagala estavam em processo de divórcio em 1995, quando um dia ela chegou do trabalho e não mais encontrou sua família. Ela chegou a descobrir que o ex-marido havia voltado ao México, mas teve medo de cruzar a fronteira e tentar encontrá-los, pois alega que o ex a ameaçou. A polícia americana chegou a ser notificada do caso na época, mas o caso prescreveu.

Após Sagala revelar o encontro virtual para a polícia, eles descobriram que Utrera e os dois filhos voltaram para os EUA. Após usarem a rede para descobrir a escola e endereços dos jovens, constataram que os três viviam com outra segunda mulher, que exercia o papel de figura materna para os jovens. Quando tiveram provas suficientes contra Utrera, o prenderam quando ele se encontrava em um ponto de ônibus, para iria encontrar o caçula na saída da escola.

"O caso é triste pois, mesmo que ela tenha direito à custódia dos filhos, não é assim tão simples. A Justiça leva em conta a opinião dos jovens devido às suas idades. Se eles fossem imediatamente para a casa dela, provavelmente fugiriam em seguida". afirmou Kurt Rowley, promotor encarregado do caso.

Robert Lowery, do Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas, afirmou que casos como esse são muito raros. Segundo ele, a vida de crianças sequestradas é tão monitorada pelo parente opressor que ele raramente facilita o acesso à internet sem qualquer acompanhamento.

Sagala, no momento, tenta reconstruir sua relação com os filhos mais velhos e afirma que seus filhos nascidos de um outro casamento a ajudaram todos esses ansos a ter forças para lutar. Perguntada se mesmo assim ela sentia falta dos mais velhos, ela responde com um sorriso: "A cada dia de minha vida".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet