Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política BR

PMDB retoma intervenção em SC contra aliança estadual com DEM

Diante da reunião do diretório catarinense do PMDB que na manhã desta quinta-feira (17) não voltou atrás da desistência da candidatura de Pinho Moreira - postura condenada pela direção nacional da legenda - caciques peemedebistas retomaram o processo de intervenção em Santa Catarina para evitar que o partido faça composição nas eleições de outubro com o senador Raimundo Colombo ao governo estadual e desafie a aliança nacional entre PT e PMDB.


A intervenção ocorre por conta da desistência do pré-candidato Eduardo Moreira de disputar o governo de Santa Catarina. Moreira participou de prévias com o prefeito de Florianópolis, Dario Berger, que, derrotado, se sujeitou à decisão dos militantes. No início da semana, no entanto, anunciou que não pretendia mais disputar o governo, e sim se aliar ao DEM. "Não houve um entendimento respeitoso. A direção (do PMDB) vai consolidar a posição (contra o DEM)", disse ao Terra o líder peemedebista na Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Em nota, a Comissão Executiva Nacional do partido explica que retoma o processo iniciado na última terça-feira(15)devido a falta de alteração no quadro. A reunião havia sido suspensa a pedido de deputados federais catarinenses, que solicitaram prazo de dois dias para tentar alteração do posicionamento do PMDB catarinense nas eleições deste ano. No mesmo texto, o partido escreve que é preciso "assegurar que no processo político palavras e compromissos assumidos sejam cumpridos integralmente".

De acordo com o regimento do partido, o diretório estadual terá oito dias, a partir da notificação, para se defender contra a intervenção.

Na avaliação do líder peemedebista na Câmara, contra a manobra do ex-governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que conseguiu articular uma aliança dos peemedebistas com o DEM no Estado, a Executiva da legenda precisa conter "um jogo de cena muito desconfortável para o partido".

O deputado João Matos, deve conversar com o presidente nacional da legenda, Michel Temer, assim que o candidato a vice na chapa dilmista retornar de viagem à Europa. O desembarque de Temer no Brasil está previsto para esta sexta-feira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet