Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Terminal da Salgadeira sedia evento ecológico em setembro‏

Com data ainda em aberto, a ser oficializada nos próximos dias, a administração do Terminal Turístico da Salgadeira (40 km de Cuiabá) e a Aderco - Associação de Defesa do Rio Coxipó planejam realizar, em setembro próximo, um Dia de Contemplação Ecológica no terminal. Trata-se de um dos mais populares recantos turísticos do Município, situado a 40 km da Capital, com acesso pela Rodovia Emanuel Pinheiro, quase na divisa de Chapada dos Guimarães, observam os organizadores.


O "Lual", como o evento já é apelidado pela diretora Valdirene Costa, da Aderco, e por José Carlos Bazan, 'Pardal', vai reunir estudantes, turistas, professores, técnicos da área ambiental e pesquisadores das curiosas metamorfoses que o meio ambiente registra ao longo dos anos na região."Toda a área adjacente à Salgadeira é rica nesse sentido, e surpreende biólogos pela curiosa formação rochosa, o que implica em adaptações lindíssimas da flora ao sistema ambiental", explica Valdirene, universitária em Biologia.O Terminal da Salgadeira, complementa, "é deleite visual permanente para quem sabe apreciar a magnitude da natureza. Algo que necessita de atenção vigilante das instituições, em geral, pois as ações depredatórias ainda se constituem numa outra realidade triste no lugar".

Também técnicos da área de Educação Ambiental da Sema e Meio Ambiente (Município de Cuiabá) serão convidados para expor, neste evento, ideias que possam resultar em projetos capazes de contribui r especificamente com uma maior preservação ecológica no entorno da Salgadeira. "Questões relativas ao lixo, à reciclagem, constam da proposta da nossa agenda, em fase de elaboração", informa 'Pardal'. A exemplo de Valdirene Costa, ele lamenta que muitos não atentem para a importância de zelar pela natureza, transgredindo normas ecológicas sem qualquer pudor: "A forma como destinam os resíduos sólidos se enquadra aí', lamenta Bazan. "Lixo, sabemos, é um veneno ambiental, se for descartado incorretamente. A futura coleta seletiva, a nosso ver, pode representar o início de uma conscientização progressiva".

O Dia de Contemplação Ecológica na Salgadeira também enfocará passeios pelas trilhas e as prometidas mudanças a serem operadas no Terminal com o advento da Copa 2014, o 'antes' e o 'depois'. A ambientalista Valdirene Costa externa estar preocupada com o futuro da Salgadeira, 'depois que a Copa se f or'. "Fala-se muito da Copa 2014, da quantidade de turistas e empreendimentos que aportarão no Município e em todo o Estado. Teremos benefícios, sim, mas eles não vêm sozinhos. É preciso que o meio ambiente não seja o primeiro a ser impactado com isso, de forma negativa. Portanto, faz-se necessário estabelecer patamares protecionistas, de defesa ambiental, desde já".

Para a técnica em Educação Ambiental da Sema, Jane Aparecida da Silva, eventos do tipo sempre auxiliam no trabalho de conscientização. "Já me reuni nesta segunda-feira com Valdirene Costa, a fim de ultimarmos a concepção do projeto deste Dia de Contemplação Ecológica. A proposta de preservação da Salgadeira é realmente animadora. Vamos convidar outras entidades que compartilham igualmente desse ideal ambiental. A natureza agradece".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet