Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

FMTRO realiza sétima etapa do circuito durante a Festa do Cavalo Pantaneiro em Poconé

Teve início na última quarta-feira (16), a 9ª Exposição Agropecuária de Poconé e a 31ª Semana do Cavalo Pantaneiro, onde a Federação Mato-grossense de Rodeio (FMTRO) está realizando a sétima etapa do Circuito Estadual de Rodeio.


A Festa do Cavalo Pantaneiro já é tradição. Entre suas várias atrações, está o rodeio, prestigiado todos os anos pelos melhores peões do Estado. Montaram o primeiro dia, 25 cowboys qualifys da cidade, onde cinco se classificaram para disputar o rodeio profissional com os cowboys federados.

Ao todo 60 cowboys participam dessa etapa. Foram divididos em dois grupos: 30 montaram na quinta-feira (17), e os outros 30 montarão hoje (18). Os 20 melhores pontuadores ficaram para a semifinal a ser realizada amanhã (19), destes, apenas 10 serão classificados para a final que ocorrerá domingo (20).

O destaque da segunda noite foi o cowboy Cristian Soares (o Kitão), de Rondonópolis, que montou o touro Pesadelo da Cia É o Bicho, somando 86 pontos. Ele estava afastado, e voltou a competir agora. Há um ano sofreu um acidente numa montaria, onde ele quebrou a perna.

Quem será desafiado a montar o touro Flexão no Desafio FMTRO dessa vez, é o cowboy Alex Galeano, de Amambai (MS) que venceu a última etapa somando 328 pontos. O touro Flexão, da Cia Bela Vista, já participou do desafio dez vezes, e na etapa passada derrubou o cowboy Márcio Costa (o baiano doido).

O Desafio FMTRO foi criado para valorizar o tropeiro e o cowboy na competição. É proposto sempre ao vencedor da última etapa, desafiando os 8 segundos em cima dos animais invictos. Começa com R$ 500 e vai acumulando conforme as etapas se não houver ganhador. Para essa etapa está acumulado R$1000.

O governador Silval Barbosa fez o desenlace da fita no primeiro dia, que simbolizou a abertura oficial do evento. Na oportunidade, Silval sancionou três leis, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, referentes ao Cavalo Pantaneiro.

A primeira denomina o município de Poconé como capital do Cavalo Pantaneiro, por ser reconhecido como berço de seu surgimento. A outra lei sancionada reconhece o bovino pantaneiro como patrimônio cultural e genético de Mato Grosso e por fim a lei que declara como integrante do patrimônio histórico, econômico, cultural e turístico do Estado as estradas pantaneiras, por serem estradas em uso para deslocamento das boiadas e de acesso às propriedades.

De acordo com a organização, são esperadas durante os cinco dias de evento, cerca de 50 mil pessoas de diferentes regiões de Mato Grosso, de outros estados e até de países vizinhos como Bolívia e Paraguai, também criadores de cavalo pantaneiro.
O Circuito Mato-grossense de Rodeio conta com o apoio de deputado federal Wellington Fagundes (PR). A FMTRO tem como seus parceiros o Ministério do Turismo, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Governo do Estado de Mato Grosso
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet