Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

INOVAÇÃO

MT é pioneiro em tecnologia sobre consulta de CNH via telefone celular

MT é pioneiro em tecnologia sobre consulta de CNH via telefone celular
A tecnologia de telefonia móvel tem avançado de forma avassaladora, tanto que a partir de agora o cidadão mato-grossense poderá receber via celular dados sobre Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multas, licenciamento do veículo e IPVA. O diretor de Projetos e Inovações da empresa Fidelity Móbile, responsável pelo programa, Valdemar Mendonça Júnior, explica que o sistema busca até 12 tipos de restrições. O sistema está ativo desde essa sexta-feira (18) e é o primeiro serviço desta natureza a ser implantado no país.


Valdemar conta que o programa foi desenvolvido em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e, para efetuar a consulta, é preciso apenas enviar um SMS para 49116 com o número do CPF ou da CNH, e, segundo ele, em cerca de 4 segundos, o cidadão deverá receber os dados. “A tecnologia é fantástica, pois vai interferir, inclusive, na qualidade de vida da população”, destaca.

Segundo ele, esse tipo de tecnologia já é utilizada por várias áreas de serviços ofertados à sociedade, como, por exemplo, por agências bancárias, entretenimento, mas é inovadora no ramo de utilidade pública. O projeto foi aprovado pela Fapemat (Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa do Estado) em 2009 e, de acordo com Valdemar, estava pronto desde o final do ano passado, mas devido aos ajustes foi colocado em prática agora.

Dados do Detran, conforme o diretor da Fidelity, revelam que de 20% a 30% das pessoas ficam com a CNH vencida por até três meses sem saber que está vencida e a nova tecnologia contribuirá para que isso não ocorra. “A pessoa mesma pode se fiscalizar e se policiar pelo celular”.

Por cada SMS enviado, o cidadão paga uma pequena taxa de R$ 0,3, que é cobrada pela operadora de telefonia móvel. O projeto do serviço começou a ser implantado no ano passado e vencidas as barreiras burocráticas, passou a operar de forma experimental, para testes. Concluída a fase de testes, agora é a vez o cidadão usufruir da novidade.

Relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), somente no último mês de março (2010), foram habilitados 2,3 milhões de linhas móveis no Brasil. No mesmo mês, o país ultrapassou a casa dos 179 milhões de celulares em uso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet