Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Economia

Exportação de carne bovina sobe 2% de janeiro a outubro

As exportações de carne bovina do Brasil somaram 1,5 milhão de toneladas (equivalente carcaça) de janeiro a outubro de 2010, crescimento de 2% em relação ao mesmo período de 2009, informou nesta segunda-feira (8) a Abiec, associação que representa os exportadores.


As vendas de carne "in natura", que respondem pela maior parte do total exportado pelo País, atingiram no acumulado de 2010 (até outubro) 1,08 milhão de toneladas, uma alta de 9% ante o mesmo período do ano passsado.

Mas as vendas do produto industrializado, com o embargo dos Estados Unidos à carne processada do Brasil (em vigor desde maio), caíram quase 20 por cento no ano, para 278,6 mil toneladas.

Frigoríficos do Brasil ficaram impedidos de exportar para os EUA, o principal cliente do produto industrializado, depois de autoridades norte-americanas terem detectado em lotes de carne brasileira níveis acima dos tolerados do vermífugo Ivermectina.

Em outubro, as vendas externas totais apresentaram redução de 14% ante o mesmo mês do ano passado, para 134 mil toneladas, com redução de 7% nos embarques do produto in natura e 41 por cento de queda nos de carne processada.

Do total exportado pela Brasil no ano, a Rússia levou 318 mil toneladas, sendo seguida pelo Irã (220 mil toneladas) e Egito (138 mil toneladas).

Receita
Se por um lado o volume exportado até o momento está abaixo do que previu a Abiec há cerca de um ano -um aumento de no mínimo 10 por cento ante 2009-, em meio a uma oferta apertada de gado que tem elevado os preços da arroba do boi para valores recordes, a receita exportada está crescente, dentro das expectativas iniciais da associação.

De aneiro a outubro, as vendas externas cresceram 22% na comparação com o mesmo período de 2009, para 4,1 bilhões de dólares, devido a preços 17% mais altos na média de 2010 (3.815 dólares por tonelada).

Esse crescimento nos preços ocorre apesar de as vendas para a União Europeia, que paga o melhor valor para a carne, ainda se manterem fracas

Em 2006, antes de os europeus imporem limites para a exportação de carne, o Brasil exportava por ano mais de 300 mil toneladas de carne in natura. Neste ano, exportou pouco mais de 30 mil toneladas para a UE.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet