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Sábado, 04 de maio de 2024

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BNDES define condições para financiar trem-bala

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) divulgou nesta segunda-feira (8) as condições de financiamento para o trem-bala – o TAV (trem de alta velocidade) - projetado para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas. A participação máxima de recursos públicos será de R$ 19,977 bilhões, segundo nota divulgada pelo banco.


O financiamento será concedido ao consórcio vencedor da licitação, com correção pela TJPL (taxa de juros de longo prazo), atualmente em 6% ao ano, mais 1% de taxa de risco. O prazo de pagamento será de 30 anos, com seis meses de carência após o início da operação do TAV, previsto para 2016.

Os envelopes com as propostas para construção do trem-bala brasileiro serão entregues no dia 29. O leilão está previsto para 16 de dezembro e a assinatura do contrato de concessão deve ocorrer no dia 11 de maio de 2011.

A tarifa máxima estipulada pelo governo federal para o trecho Rio-São Paulo é de R$ 199. O tempo de viagem entre as duas capitais é estimado em 90 minutos. Cálculos iniciais apontam para um potencial de 32 milhões de passageiros por ano, gerando receitas de R$ 2 bilhões anuais à concessionária.

A geração de empregos durante a obra é estimada em 12 mil postos de trabalho. Os trens de alta velocidade já operam em 12 países. Para ser considerado TAV, a velocidade deve ser igual ou superior a 200 quilômetros por hora (km/h). O trem-bala brasileiro poderá atingir 300 km/h em alguns trechos.

Outras informações sobre o projeto podem ser consultadas em uma página especial que o governo mantém na internet - http://www.tavbrasil.gov.br.
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