Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Economia

Copel promete agressividade para conquistar Teles Pires

A estatal paranaense de energia Copel promete ser agressiva no leilão de geração que será realizado em dezembro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O principal foco da companhia deve ser a usina de Teles Pires, no Mato Grosso.


A companhia também deve participar do leilão de transmissão, que ocorre no próximo mês, afirmou nesta quarta-feira o presidente Ronald Ravendutti.

Para as usinas hidrelétricas da bacia do Teles Pires, o executivo afirmou que a Copel poderá se beneficiar de um eventual ganho de escala, visto que a concessão da usina de Colíder, localizada na bacia, foi conquistada pela empresa.

'Estamos com uma fome danada, e Colíder foi o aperitivo', disse Ravendutti em teleconferência com analistas para comentar os resultados do terceiro trimestre de 2010.

Em 30 de julho, a Copel arrematou a usina de Colíder, com 300 megawatts (MW) de capacidade instalada. A equipe da Copel, a mesma dos mais recentes leilões de energia, está levando em conta o fato de Colíder já pertencer à empresa.

Desta forma, a Copel está buscando parceiros para o leilão de geração. Apesar de não divulgar as condições das eventuais parcerias, Ravendutti diz que 'temos condições de ter 51 por cento (de um consórcio) tranquilamente'.

'Temos um nível de endividamento baixo, e há financiamento garantido do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Vamos participar da mesma forma que fizemos nas outras.'

Segundo o presidente da Copel, a estratégia da companhia até 1o de janeiro, quando o governador Orlando Pessuti (PMDB) será substituído por Beto Richa (PSDB), é de usar seus recursos para a expansão dos ativos. 'Não vamos mexer com essa política, será uma definição do novo governo se haverá política de dividendos ou não', afirmou.

'Estou recebendo as orientações do Orlando... e são para manter o pique e a audácia nos leilões... É evidente que a Copel necessita ter uma posição melhor no cenário de geradores do Brasil.'

Além de Teles Pires, outras sete usinas deverão ir a leilão em 17 de dezembro, entre elas, Sinop, localizada no mesmo rio. Também irão a leilão os 450 megawatts adicionais (MW) de energia da usina de Jirau (RO).

Irá a leilão ainda a produção de 300 MW da usina de Santo Antonio do Jari (AP). No leilão realizado em julho, a energia da usina foi colocada a venda, mas não houve compradores.

Antes do leilão de geração, a Aneel fará em 9 de dezembro o leilão de 685 quilômetros de linhas de transmissão e dez subestações, divididos em nove lotes, com investimentos previstos de 890,9 milhões de reais.

INVESTIMENTO MENOR EM 2010

Os investimentos da Copel no acumulado de 2010 totalizam 700,7 milhões de reais, ou 52,2 por cento do total previsto para o ano. A maior parte --451,3 milhões de reais-- foi destinada ao segmento de distribuição.

Diante do fato de que, em três meses, a estatal teria que investir quase a metade do valor aportado no ano, Ravendutti admitiu que a Copel deverá fechar o ano com um valor inferior ao previsto.

'Tivemos alguma dificuldade no fechamento das obras... por mais que a gente tenha feito um esforço grande', disse o executivo. Ele afirmou que o novo valor a ser investido ainda está sendo calculado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet