Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Economia

Opep demonstra otimismo moderado em relação a aumento da demanda de petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) previu nesta quinta-feira em Viena que a demanda de petróleo em 2010 e 2011 será ligeiramente maior do que foi calculado inicialmente, mas ressaltou que o aumento do consumo desacelerará no ano que vem.


Em seu relatório de novembro, a Opep destacou que o mundo consumirá este ano 85,78 milhões de barris de petróleo ao dia, elevando em 0,22% as estimativas feitas no mês passado.

Segundo a Opep, essa revisão foi feita após a organização verificar um aumento da demanda de petróleo no terceiro e no quarto trimestres.

Nos países ricos, as expectativas foram superadas "como resultado de uma melhor atividade econômica, que foi fomentada por vários planos de estímulo".

"A América do Norte, a Europa e a região do Pacífico (países industrializados da Ásia e Oceania) aumentaram o consumo de petróleo", revela a Opep no relatório divulgado nesta quinta-feira.

Essa evolução se deveu tanto ao aumento do consumo de gasolina durante as férias de verão nesses países quanto "à recuperação da atividade das indústrias".

No entanto, os analistas mostraram-se cautelosos e advertiram para "um risco no consumo de petróleo nos Estados Unidos, que depende de como a economia avançará" e de como será o inverno no país.

Em relação ao consumo na Europa Ocidental, a Opep destacou que em setembro o consumo de petróleo cresceu pelo terceiro mês consecutivo, algo não visto nos últimos dois anos.

Uma tendência positiva que, no entanto, se vê ameaçada "pelo endividamento de algumas economias europeias e pela contínua aplicação de rigorosas políticas fiscais sobre o petróleo".

A organização acrescenta que a recuperação do consumo na região se deve principalmente à Alemanha.

As previsões da Opep para 2011 são de que a demanda cresça até chegar aos 86,95 milhões de barris diários.

Apesar de este número representar 0,14% a mais do que o previsto até agora, reflete uma diminuição do aumento do consumo: enquanto de 2009 para 2010 a demanda crescerá 1,56%, de 2010 para 2011 a alta será de 1,36% .

"O otimismo sobre as perspectivas para a atividade econômica mundial no ano que vem está crescendo até certo ponto. No entanto, a esperada recuperação econômica está se movimentando em câmera lenta e passa por surpreendentes turbulências", adverte a organização.

Entre as variáveis que podem afetar a demanda estão as políticas de eficiência energética e o uso de biocombustíveis.

A Opep destaca que a China continua sendo a economia que mais contribuirá para o aumento do consumo de petróleo, apesar das tentativas de Pequim de controlar as despesas em energia.

O aumento de suas reservas de petróleo, do uso de gasolina e o crescimento da atividade industrial fizeram com que a Opep previsse que o país asiático aumentará em 6,38% o consumo do produto neste ano em relação a 2009.

No entanto, a China também será afetada pela desaceleração do aumento da demanda e a Opep estima que o consumo em 2011 no país será 5,14% maior do que em 2010. EFE
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet