No vídeo de 15 minutos do kit didático destinado aos agentes multiplicadores do projeto Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília e do Ministério do Turismo, também são divulgadas como exemplo as boas práticas da rede Atlantica Hotels International.O kit foi desenvolvido como parte das ações pró-Copa 2014.
De acordo com Dináurea Cheffins, vice-presidente da Atlantica Hotels International, é preciso atentar para esse período de jogos: "O país receberá mais de 500 mil turistas para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Este será um momento de alta vulnerabilidade para a prática do turista sexual, um problema mundial que deve ter a prevenção, praticada por parte de todos os segmentos da sociedade, como principal aliada", afirmou.
Há cinco anos a Atlantica mantém parceria com a Childhood Brasil, braço nacional da World Childhood Foundation (Childhood), organização criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia e que tem como objetivo defender os direitos da infância e promover melhores condições de vida para crianças em situação de vulnerabilidade em todo o mundo, em benefício da prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.
Com o acordo firmado em 2005, a Atlantica Hotels adotou de forma consistente, por meio de todos os níveis hierárquicos, o Código de Conduta de Ética no Turismo, que orienta sobre as práticas de prevenção da exploração de crianças e adolescentes. A iniciativa garantiu o treinamento de mais de 3,5 mil colaboradores, com reciclagem trimestral sobre o tema.