Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Katoomba

ONGs se unem a entidades governamentais para proteção do meio ambiente

Cada vez mais o papel das Organizações Não Governamentais (ONGs) no cenário mundial vem crescendo e se alterando. De repressoras e executoras de iniciativas contra as ações governamentais ligadas ao desenvolvimento, elas passaram ser vistas no cenário mundial como fortes aliadas do Estado, na criação de uma política ambiental correta e favorecedora de todos. Este é o caso do Instituto Socioambiental (ISA), cuja representante, Adriana Ramos, faz parte do Comitê Orientador do Fundo Amazônia, criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, com o intuitito de combater a degradação da floresta amazônica.


Na manhã desta quinta-feira (02.04) durante o segundo dia do XIV Katoomba Meeting Brasil 2009, a unificação da linguagem das esferas governamentais (União, Estados e Municípos) com as Organizações Não Governamentais (ONGs), no que tange o combate ao desmatamento, foi o assunto de um dos painéis de debates realizados. Para Adriana Ramos que fez parte deste debate, esta união se faz cada vez mais necessária para a criação de um dispositivo único para a Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação (REDD).

Adriana afirmou em sua fala que o Fundo dará condições para novas alternativas de sobrevivência à população radicada na ‘franja’ da floresta amazônica. “Esse fundo pode ser muito relevante para os estados e municípios da região, capazes, a partir das atividades do Comitê, de controlar a depredação e, ao mesmo tempo, engendrar saídas de sustentabilidade e fazer com que o dinheiro captado chegue realmente ao destino fim, que são todos que realizam ações para conter o desmatamento explorem a floresta de maneira sustentável”, disse.

No contexto geral, Adriana revela que o ISA tem como objetivo propor soluções de maneira integrada a questões sociais e ambientais, o ISA tem como objetivo principal defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos indígenas. “Estou extremamente satisfeita com as discussões realizadas neste Katoomba, daqui com certeza sairão grandes soluções para um proposta uniforme de combate a degradação ambiental”, finaliza.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet