Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

Secretário da Sedraf reúne com agricultores familiares de Diamantino

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga Filho, deu início a sucessão de viagens que irá fazer em diversos municípios do Estado de Mato Grosso com o intuito de conhecer a realidade de cada região. O primeiro local visitado foi Diamantino (204 km de Cuiabá). O encontro entre os agricultores familiares foi realizado no final de semana, na Câmara Municipal de Vereadores onde reuniu mais de 50 produtores rurais, o secretário-adjunto do MT Regional - Sedraf-MT, Renaldo Loffi e o prefeito Juviano Lincon.


Na oportunidade, o secretário José Domingos explanou que nestes dois meses à frente da Sedraf está empenhando em impulsionar e fortalecer a agricultura familiar no Estado. Para isso acontecer frisou que é fundamental revitalizar a Empresa Mato-grossense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer). “Sem investimentos nesta área não é tem como investir na agricultura familiar. Além disso, dependemos da união de esforços, da parceria do município, por meio da prefeitura e a parceria de empresas públicas e provadas, Banco do Brasil, Sicredi para esclarecer os juros e financiamentos disponíveis para o setor rural”, declarou.

Diamantino conta atualmente com quatro assentamos, Caeté, Bojuí, Peraputanga e Diocese totalizando em 800 assentados e mais 200 famílias que vivem da agricultura tradicional. Durante o bate-papo, os produtores falaram das potencialidades do município que tem uma Associação de Mulheres que desenvolvem o projeto de bolsas. A matéria-prima utilizada são garrafas descartáveis, sacos de adubos e que tem dificuldades para conseguir recursos.

A Biodiversidade do município está sendo descoberta aos poucos. Atualmente 15 pessoas fazem a coleta de sementes nativas de Pequi, Mangaba, Babaçu, Buriti, Cajá, Mirindiba e Cumbaru. São colhidos cerca de 300 kg por mês, na época da temporada que vai de junho a outubro.

O prefeito ressaltou a importância da parceria com Estado e município. “Só assim podemos garantir que o pequeno produtor continue no campo produzindo, gerando emprego e renda e garantindo a qualidade de vida”, reforçou. José Domingos destacou ainda que objetivo é investir em carias cadeias produtivas para que o agricultor tenha culturas rentáveis”, pontuou Lincon.

O coordenador de Desenvolvimento Rural e Produção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Sintraf), Antônio Augusto Marques Martins, elogiou o trabalho do secretario por ter a iniciativa de ouvir os produtores quanto as dificuldades enfrentadas no dia a dia.


PRÓXIMA REUNIÃO

Após esta aproximação com os produtores foi possível diagnosticar os problemas enfrentados e com base no que foi discutido será realizada uma nova reunião com uma comitiva da Sedraf com profissionais das cadeias produtivas que podem ser desenvolvidas na região e parceiros na realização de cursos de capacitação profissional, além das empresas creditícias para esclarecer os tipos de financiamentos disponíveis.


RESTAURAÇÃO RODOVIA

Além da discussão em torno da agricultura familiar, os prefeitos de Diamantino, Arenápolis, Nortelândia cobraram do secretário o compromisso de efetuar a restauração da MT 240 no trecho que liga Diamantino a Nortelândia, ao todo são cerca de 40 km, que segundo os gestores está perigosa e praticamente intrafegável.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet