Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Economia

Mercado de Viagens de Incentivo tem falta de Profissionais

O mercado de Viagens de Incentivo tem experimentado um crescimento sem precedentes nos últimos dois anos. Isto é atestado até pelo próprio crescimento das feiras especializadas em viagens de incentivo, em que as tradicionais IMEX e EIBTM, em Frankfurt e Barcelona, acabam de lançar suas versões para a América do Norte, com a AIBTM sendo realizada pela primeira vez nos EUA, agora no mês de junho, em Baltimore e a IMEX América, em Las Vegas, no próximo mês de outubro.



Dedicadas a premiar, reconhecer e incentivar os colaboradores e reconhecer e fidelizar os clientes mais especiais, as viagens de incentivo cumprem seus objetivos quando conseguem maravilhar o contemplado, proporcionando momentos únicos e vivências inesquecíveis que ficarão registrados em sua memória por muito tempo.

Movidas por isto, as empresas patrocinadoras e concedentes das viagens querem aproveitar estes momentos de experiências únicas para associar seu nome, sua marca, de uma forma indelével, a estes momentos tão especiais.


Peça chave para o sucesso destas viagens são os Coordenadores de Viagens. Estes profissionais são responsáveis por dirigir, conduzir, apoiar, e cuidar para que tudo dê certo na viagem. E mais, para que as expectativas sejam não somente atendidas, mas superadas. De maneira que os convidados retornem as suas casas extremamente satisfeitas e felizes.


Ocorre que estes ¨guias de ouro¨, como poderiam ser chamados estes coordenadores, estão em falta no mercado. O crescimento do mercado das viagens de incentivo nos últimos não foi acompanhado do crescimento do número destes profissionais, que tem que ser altamente qualificados para sua função. Até agora não existia uma formação específica para tal.


O crescimento deste mercado atraiu um número maior de operadoras, dificultando ainda mais a obtenção destes bons profissionais. Adverte, entretanto, Cris Iwayama, gerente de eventos da ESPN, sobre a importância da agência ser do ramo do incentivo: "a especialização da empresa realizadora em eventos e viagens de incentivo é crucial. Só assim se consegue planejar, e detalhar com precisão as necessidades, opções de serviços e atingir o objetivo do cliente, da empresa patrocinadora" . Para garantir esta especialização e a qualidade das viagens é que nasceu o COVIA, o Comitê das Operadoras de Viagens de Incentivo, estruturado dentro da AMPRO, a Associação de Marketing Promocional.


Diz Cris Cintrao, diretora do COVIA e também de uma das mais tradicionais operadoras de viagens de incentivo, a GI : " Uma operação bem planejada não terá sucesso sem a atuação de um bom coordenador de viagens. Encantar os premiados, manter-se atento a imprevistos e solucionar situações de ultima hora fazem parte de suas funções. Receber os elogios do cliente, a grande premiação!"
De acordo com os dados da IMEX, uma das mais respeitadas feiras mundiais do segmento MICE ( de eventos e viagens de incentivo ), que acabou de acontecer em maio em Frankfurt, na Alemanha, 57% dos entrevistados disseram que os orçamentos das empresas para o segmento em 2011 serão maiores do que em 2010. Deles, 18% afirmaram que o crescimento este ano será significativo. E isto quer dizer, mais trabalho. Mais viagens. Mais eventos. Estes dados refletem a opinião de empresas do mundo inteiro. No Brasil, mercado emergente, e que não tem sofrido uma crise econômica como a Europa, a confiança das empresas deve ser ainda maior.

Para atender a esta demanda, agências especializadas não faltam. Mas coordenadores sim. Um coordenador de viagens experiente e qualificado é disputado hoje em dia a tapa pelo mercado.

Segundo Ibrahim Tahtouh, fundador do COVIA e dono da IT, umas das operadoras pioneiras no segmento, ¨o coordenador é o elo entre a empresa patrocinadora, a operadora e os DMCs (agências receptivas locais especializadas em incentivos e eventos); mais do que um guia de turismo, ele tem que ser a voz da empresa patrocinadora perante os participantes e demais envolvidos "


Confirma Stela Rosa, diretora do COVIA, e gerente de vendas da Top Service, também uma das agências pioneiras no mercado: " o coordenador é o grande responsável pela entrega dos nossos serviços, e a experiência, jogo de cintura e o entrosamento com o grupo contribuem muito para o sucesso da viagem ou evento!"
O Brasil vai se consolidando nacional e internacionalmente como grande destino emissor e receptor de turistas. A Copa e as Olimpíadas vão tornar ainda mais crítica a necessidade de bons profissionais.


Esta necessidade é reconhecida por Manuela Silvestre, da Orbee Viagens Estratégicas, com 21 anos de experiência no mercado corporativo: "o papel dos coordenadores é fundamental! Eles são os nossos olhos na viagem ... somos exigentes, e eles são tão exigentes como nós ... e isso faz toda a diferença !".

E foi para resolver a falta crítica destes profissionais de alta performance que o COVIA, acaba de lançar o seu curso para Coordenadores de Viagens de Incentivo. Segundo Edgar Werblowsky, diretor da Immaginare e coordenador do curso, o objetivo é formar líderes na área: ¨os coordenadores são o coração e alma de uma viagem de incentivo. Queremos formar os melhores. O pré-requisito é que sejam pessoas com experiência de vida, carismáticos, adorem viajar, e tenham boa formação cultural. Para poderem entender e conduzir pessoas em meio a experiências memoráveis.¨

O programa, requisitos, perfil dos professores e condições para se inscrever se encontram no site www.covia.com.br
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet