Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

operação de guerra

Comitê contra dengue define agenda de ações em Cuiabá

Mesmo no feriado de Sexta-feira Santa (10), o prefeito Wilson Santos coordenou a segunda reunião do Comitê contra a Dengue, no auditório da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Cuiabá.

Mesmo no feriado  de Sexta-feira Santa (10), o prefeito Wilson Santos coordenou a segunda reunião do Comitê contra a Dengue, no auditório da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Cuiabá. Foram analisadas sugestões apresentadas ontem, no primeiro encontro, e fixadas ações de extrema importância para o combate a epidemia da doença na capital de Mato Grosso. “Vamos colocar em prática todas as atividades definidas aqui, para que possamos combater com mais eficácia a dengue e vencer essa guerra. Para isso contamos com o apoio de toda a sociedade civil, militar e entidades organizadas”, ressaltou Santos.


No acordo com o prefeito foram definidos: equipe de coordenação da gincana contra a dengue, que ficará sob o comando do senhor Melquizedeque de Almeida Santos, pai de Ana Laura, vítima fatal da doença, com o auxílio do secretário de Juventude, Aislam, do professor e secretário adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Ivo Silva, e o assessor da secretaria de Planejamento Carlos Haddad. “Essa é a equipe que ficará responsável pela realização dessa gincana. Vamos dar prêmios de até R$ 100 mil para as pessoas que conseguirem juntar mais latinhas, garrafas pet, papelão e etc”, disse Wilson.

A Secretaria de Educação, com a coordenação do secretário Carlos Nascimento, vai realizar reuniões com todos os diretores da escolas e creches para fazer uma grande mobilização na próxima quarta-feira (13 ), em toda a rede municipal de ensino. “Vamos nos reunir já na segunda-feira para resolver essa questão e fazer um dia de atividades sobre a Dengue em todas as escolas. Temos mais de 56 mil envolvidos entre alunos, professores e coordenadores”, frisou Carlos Nascimento.

Durante a reunião foi discutida a eficácia do fumacê no combate a dengue. O prefeito lembrou que, a Secretaria de Saúde ter evitado utilizar esse mecanismo em função das chuvas. “A nossa Secretaria de Saúde entende que o fumacê não tem muito efeito no período de chuvas, mas estão utilizando a borrifação para combater o mosquito”, enfatizou Santos. O vereador Lúdio Cabral, presente na reunião, concordou com o prefeito e reforçou que assim acabarem as chuvas é preciso planejar o combate em parceria com todos os entes federados.

“O fumacê é melhor quando não se chove. Assim que começar a estiagem a prefeitura tem que sentar com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Ministério da Saúde para fazer um planejamento do fumacê”, defendeu o vereador. O também vereador Roosivelt Coelho lembrou acima de tudo, é preciso de muita consciência da população. “Não adianta nós trabalharmos se o povo não se mobilizar, temos que estar juntos nesse luta”, afirmou.

Wilson determinou que a partir de segunda-feira (13 ), a prefeitura comece a veicular em todos os veículos de comunicação (TV, rádio, jornal, sites, panfletos) uma nova campanha contra a dengue. “Até segunda vamos colocar no ar uma nova campanha, mais radical, mostrando com mais veemência o que é a dengue e que ela mata. A população precisa trabalhar conosco”, pontuou o prefeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet