Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

IGUALDADE DE GÊNERO

Bezerra destaca conferência de política para as mulheres

O deputado federal Carlos Bezerra (PMDB/MT) destacou, em discurso na Câmara, a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece nos dias 12 a 15 de dezembro deste ano. O evento será organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Segundo o deputado, são muitos os motivos que justificam que se chame a atenção para o evento.


“O primeiro é a oportunidade de registrar que a Câmara dos Deputados tem estado comprometida com a promoção da igualdade entre mulheres e homens já há alguns anos", destacou.

Carlos Bezerra afirmou que, a partir da década de 1980, houve um “salto qualitativo” nos trabalhos da Casa com a presença de uma bancada feminina. “Um novo olhar se juntou aos dos parlamentares homens e, com isso, o processo legislativo se qualificou”, ressaltou.

Para o parlamentar, merece destaque na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres o próprio método de construção do evento. “Trata-se de uma verdadeira aula de democracia, uma aula de como acolher institucionalmente a ânsia de participação política e a capacidade de formulação programática das mulheres brasileiras”, observou.

O deputado enfatizou a qualidade do Texto de Orientação para as Conferências Estaduais e do Distrito Federal, elaborado e distribuído pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. “Trata-se de uma verdadeira aula de democracia, uma aula de como acolher institucionalmente a ânsia de participação política e a capacidade de formulação programática das mulheres brasileiras”.

Bezerra lembrou que mais de 2.500 municípios brasileiros realizaram conferências municipais de políticas para as mulheres. As Conferências Estaduais e do Distrito Federal, em andamento, e a futura Conferência Nacional, segundo ele, são assentadas sobre bases sólidas.

As conferências municipais, disse Bezerra, constituem, também, uma oportunidade para que as brasileiras comuns, as verdadeiras agentes do processo, se debrucem em profundidade sobre suas próprias questões e amadureçam sua reflexão, antes de passarem para outras instâncias de discussão, nos planos estadual e nacional.

“A eleição de uma mulher para ocupar a Presidência da República mostra sobejamente que a população brasileira não tem qualquer restrição de princípio à participação política efetiva das mulheres. Mas isso só aumenta nossa responsabilidade. Cumprimento, portanto, a valorosa Ministra Iriny Lopes pela relevante iniciativa”, concluiu. (Com informações da assessoria de imprensa do deputado Carlos Bezerra).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet