Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

EUA

Agência reguladora investiga fraudes de gripe suína na internet

A FDA (agência norte-americana que regula alimentos e fármacos) identificou, ao menos, 20 páginas da internet cujo conteúdo trazia propaganda fraudulenta de produtos que, supostamente, preveniriam ou curariam a gripe suína.

A FDA (agência norte-americana que regula alimentos e fármacos) identificou, ao menos, 20 páginas da internet cujo conteúdo trazia propaganda fraudulenta de produtos que, supostamente, preveniriam ou curariam a gripe suína. A informação foi dada por um oficial da agência na segunda-feira (4). A FDA informou que tomará providências a respeito das propagandas enganosas.


A entidade chegou a divulgar publicamente um dos sites que traziam ofertas enganosas--cujo endereço é http://rebuildermedical.com -- pelo oferecimento, a US$ 199, de um pacote denominado "Pacote de proteção e cura com prata da Gripe Suína", que incluía xampu, loção, condicionador e sabonete que, supostamente, viriam com pedaços de prata.

"Tudo o que você precisa para proteger você e sua família", dizia o site. Mas a FDA informou que nenhum tipo de produto à base de prata é aprovado para prevenção ou tratamento de gripe suína e que, então, se trata de um anúncio ilegal.

Alyson Saben, que capitaneia a nova equipe antifraudes relativas à gripe suína na FDA, disse que a ReBuilderMedical Technologies Inc. terá 48 horas para fazer ações corretivas, pedir o aval regulatório da FDA, ou sofrerá implicações criminais.

A agência de notícias Associated Press não conseguiu entrar em contato com a empresa.

O site retirou a menção sobre gripe suína, mas a Folha Online constatou que a busca do Google (que possui um tempo de armazenamento de dados, mesmo que eles sejam subtraídos da fonte) ainda encaminha para os produtos da empresa, baseados em prata.

A equipe de Saben identificou por volta de outros 20 sites oferecendo produtos para a gripe suína, com potenciais anúncios fraudulentos. Ela não identificou as outras paginas devido à finalização das investigações. Entretanto, Saben diz que as páginas estariam oferecendo produtos, como medicações antivirais sem prescrição médica, suplementos alimentares --aludindo, exageradamente, ao diagnóstico da gripe suína--, e kits de proteção.

"A FDA fará o que for possível e disponível para parar com esse tipo de marketing de produtos desautorizados", informou a agente.

A agência pede que internautas informem, em sua página, sites nos quais há oferta fraudulenta de produtos. O endereço é http://www.fda.gov/oci/flucontact.html.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet