Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

meio ambiente

CPI das PCHs teve prazo prorrogado e retoma trabalhos nesta segunda

Será nesta segunda-feira (23) a retomada dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que investiga supostas irregularidades na obtenção das licenças de instalação e concessão de Pequenas Centrais Hidrelétricas...

Será nesta segunda-feira (23) a retomada dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que investiga supostas irregularidades na obtenção das licenças de instalação e concessão de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Mato Grosso, bem como do cumprimento do compromisso de gerar benefícios à população local onde esses empreendimentos se instalam.


A intenção, segundo o relator da CPI, deputado estadual Dilmar Dalbosco (DEM), é que a equipe técnica que está trabalhando no relatório conclua os trabalhos até o fim do recesso parlamentar. Dalbosco deve entregar o resultado da investigação aos outros membros da CPI.

A intenção, segundo o deputado, é revolucionar a tributação da geração de energia das PCHs. Entre as propostas consta a redefinição da cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), a cobrança de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) do “linhão” de transmissão de energia, com o intuito de beneficiar os municípios por onde passa e, principalmente, o recolhimento de 1% do faturamento da PCH em favor do fundo de erradicação da pobreza.

A CPI das Hidrelétricas foi instalada no dia 15 de março do ano passado, com o objetivo de investigar os processos de concessão, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente - Sema, de exploração de usinas hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas em Mato Grosso. O prazo de 180 dias para conclusão das investigações, que se encerrou no dia 15 de novembro, foi prorrogado por mais seis meses.

O democrata ressaltou que o objetivo da CPI não é parar a produção de energia no estado, e que por isso, vai enviar cópias do relatório ao Ministério Público Estadual afim de propor Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com os empreendimentos irregulares.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet