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Sábado, 27 de abril de 2024

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REGIME DIFERENCIADO

Secopa marca audiências públicas em Cuiabá e VG para licitar VLT

Foto: Reprodução

Secopa marca audiências públicas em Cuiabá e VG para licitar VLT
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo FIFA 2014 (Secopa), junto com o governo do Estado e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, marcaram duas audiências públicas convidando a sociedade para debater a licitação, em regime diferenciado de contratação, da implantação do modal de transportes Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas duas cidades.


As duas audiências serão no dia 16 de fevereiro, a primeira na capital do Estado, marcada para o período matutino, entre as 8h e 12h, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), enquanto que, a segunda será realizada das 14:00 horas às 18:00 horas, na Câmara Muniicpal de Várzea Grande.

A implantação do VLT nas duas cidades é alvo de polêmica. Isso porque, inicialmente, a ideia era implantar o BRT - sistema de ônibus articulado com corredores exclusivos, igual ao de Curitiba (PR) – inclusive com contrato de financiamento assinado na Caixa Econômica Federal. O governo do Estado, contudo, se esforçou para cancelar o contrato e possibilitar a execução de um novo contrato de financiamento de R$ 423 milhões para o VLT.

No último dia 13, o Ministério das Cidades aprovou, oficialmente, a 1ª Etapa de seleção da carta-consulta para contratação do empréstimo pelo Programa Pró-Transporte, que viabilizará a implantação do novo modal de transporte em Cuiabá e Várzea Grande. O estado foi o primeiro a conseguir oficializar a mudança de BRT para VLT, dentro da matriz de responsabilidade.

Segundo fontes do governo, Mato Grosso já tem a autorização para contratar um financiamento de R$ 1,26 bilhão, quantia prevista para a implantação do VLT. A segunda etapa da seleção de propostas consiste na contratação de R$ 727 milhões, junto à CEF, com recursos do BNDES. A carta-consulta com a solicitção desse empréstimo já foi protocolada em outubro no agente financeiro.

Além do financiamento, o governo de Mato Grosso investirá R$ 110 milhões com recursos próprios. Vale ressaltar que o valor efetivo do investimento no modal VLT só será conhecido após a realização do processo licitatório.
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