Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

maus tratos

Denúncia de abuso no Adauto Botelho deve ser apurada pela AL

A Comissão Permanente de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso deve investigar denúncias de abusos sofridos por pacientes do Hospital Psicossocial Adauto Botelho.


O requerimento foi apresentado à Comissão pelo deputado Dilmar Dal´Bosco (DEM) que cobrou uma ampla investigação dos problemas apontados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), em janeiro passado, após uma fiscalização surpresa na unidade.

Em relatório encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), o CRM classificou o hospital psiquiátrico como “[um] depósito de gente”, afirmando que a infraestrutura do local é precária, tendo parte dos cômodos tomada por infiltrações e “gambiarras” no sistema de energia elétrica e na rede de esgoto.

Problemas relacionados à higiene, falta de medicação, e casos de abusos sexuais também foram constatados durante a fiscalização. “Os pacientes estão sendo tratados em condições subumanas, sendo que o ambiente não oferece qualquer segurança sanitária, já que [tanto] a limpeza [quanto] a alimentação dos internos são deficientes”, relatou o democrata.

A Comissão Permanente de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa é composta pelos deputados Emanuel Pinheiro (PR), Luciane Bezerra (PSB), Luiz Marinho (PTB), Aírton Português (PSD) e Walace Guimarães (PMDB).

Leia também:

CRM revela condições degradantes de pacientes do Adauto; veja fotos

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet