Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Lideranças de Brasnorte defendem regularização da Gleba Tibagi

A Assembleia Legislativa em conjunto com o Instituto de Terras de Mato Grosso - Intermat vai envidar esforços para regularizar a Gleba Tibagi, numa área de 114,5 mil hectares no município de Brasnorte. Objetivo é garantir o título da terra para que as 1,4 mil famílias que residem no local tenham acesso a linhas de créditos para investir na produção oriunda da agricultura familiar.


A pedido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), os líderes se reuniram nesta quinta-feira (16), com o deputado federal Eliene Lima (PSD) e com o presidente do Intermat, Afonso Dalberto para solucionar o problema. “São 26 anos de espera pelo título da terra. Queremos dar tranquilidade às famílias das sete comunidades que moram nessa área e, por isso, pedimos o intermédio do presidente Riva junto ao Incra e Intermat”, explicou o líder Nilson Kokojiski, popular Junior da Saúde.

Riva garantiu empenho da AL para que a Gleba Tibagi seja devidamente regularizada, inclusive, poderá agendar uma audiência em Brasília. Destacou a importância da ação para fomentar a cadeia produtiva da região, que tem forte potencial à produção da bacia leiteira, soja, arroz e piscicultura.

Já Dalberto explicou que o Estado através do Intermat e a Assembleia Legislativa estão dispostos a trabalhar junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra essa regularização. Especialmente, porque a Gleba Tibagi é uma área de assentamento do Incra há 26 anos, e as famílias sofrem com falta de atenção às necessidades básicas. “O grande anseio é a obtenção do título da propriedade. Estamos dispostos a trabalhar essa questão, inclusive, vamos pleitear a transferência da matrícula para o Estado para acelerar o processo”.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Brasnorte, Pedro Coelho (PT), os 1.350 lotes deixam de produzir pela falta de incentivo financeiro. “Recorremos ao deputado Riva para nos ajudar a documentar essas terras. Essa medida será importante à cadeia alimentar da região”. “Sem o documento, as famílias não têm tranquilidade para investir”, completou o vereador Gilberto Marcelo Basan, o Betinho (PSD).

A comitiva contou com as presenças dos vereadores Tarcísio Aguiar (PSD), Marcio Papadik, o Baixinho (PSD), Dioclésio Alves Lima, o Nanico – PP, Claudio Wazniak (PT) e dos presidentes das associações: Vila Boa Esperança, Edeno Bernardi, Bom Futuro, Lázaro Onofre Nogueira e Vila Nova, Vilmar Dalazan.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet