Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Prefeito de VG participa da audiência pública sobre o Modal

O prefeito municipal de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves participou nesta quinta-feira (16), da Audiência Pública para debater o anteprojeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande. O Veículo atenderá os municípios de Várzea Grande e Cuiabá. A finalidade da Audiência é cumprir uma determinação legal do Tribunal de Contas (TC) e Ministério Público (MP), e oportunizar a participação democrática da sociedade várzea-grandense, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).


“Este é o momento é uma oportunidade para fazermos as criticas positivas ou negativas, de dizer o que realmente queremos. Este projeto de implantação do VLT em Várzea Grande representa um investimento de muita relevância, de extrema envergadura que favorecerá toda a população. O VLT será fundamental para desafogar o trânsito ente Cuiabá e Várzea Grande, e vai impactar para o resto da vida, por isso que temos que avaliar com critério e responsabilidade”, enfatiza Sebastião.

O prefeito aproveitou a situação e cobrou diante da sociedade que o governador do Estado invista mais, e cumpra os compromissos com município.

O secretário Eder Moraes presidiu o evento e ressaltou a importância dessa obra para Mato Grosso. “É uma das obras mais importantes da história do Estado e um grande desafio. Estamos aproveitando as oportunidades que surgiram com a Copa para melhorar a qualidade de vida da população, que não usufruiu até hoje de um transporte público de qualidade”, destaca. O secretário da Casa Civil, José Lacerda, que representou o governador Silval Barbosa acrescentou que para Mato Grosso é fundamental a realização da Copa e que o governo está seguindo todas as etapas necessárias, respeitando os aspectos legais.

O anteprojeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi apresentado pelo assessor técnico de Mobilidade Urbana da Secopa, arquiteto Rafael Detoni, que explicou os detalhes sobre o metrô de superfície. Além das características do modal, mostrou as intervenções urbanas que serão necessárias ao longo dos 22,2 Km do trajeto do VLT, como a construção de cinco viadutos, três trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por vagão e a velocidade de operação prevista é 60 km.

Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Participaram também da audiência os secretários (Wilson Pires), (João Bulhões), (Jorge Merquíades), (Yenes Magalhães), (Pedro Paulo); os deputados (Juliano Rabelo), (Wallace Guimarães); os secretários de Estado (Eder Moraes), (Adriano Brenning), (Francisco Vuolo), (Nico Baracat), (José Lacerda); o auditor geral do Estado (José Alves), o comandante geral da Policia Militar (Lino Farias), os vereadores de Várzea Grande (Maninho de Barros), (Fábio Saad), (Toninho do Glória), (Chico Curvo), e o presidente da Univab (Ferrinho).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet