Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Zeca Viana insiste com Plano de Desenvolvimento Florestal para Mato Grosso

O projeto de implementação do Plano de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso foi o assunto debatido entre o deputado estadual Zeca Viana (PDT) e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Vicente Falcão e a secretária-adjunta da Sema, Suely Bertoldi. Como coordenador-geral da Frente Parlamentar da Agropecuária, Zeca Viana vem defendendo — desde 2011 — que o estado adote um plano de desenvolvimento como forma de assegurar a Mato Grosso a floresta sustentável e a competitividade no setor de base florestal.


Para expor a viabilidade do plano, Zeca Viana trouxe a Mato Grosso — mais uma vez — um representante da empresa norte-americana Weyerhaeuser. Trata-se do engenheiro florestal, Marcelo Santos Ambrogi, da empresa IMA Gestão e Análise Florestal e que presta serviços à Weyerhaeuser.

Marcelo disse que a empresa tem interesse em fazer a avaliação do potencial de expansão da gestão comercial de florestas nativas e reflorestadas e da manufatura de produtos florestais madeireiros. “Bem como identificar ações que possam ser complementadas para incentivar o crescimento do setor no estado”, falou.

Zeca Viana explicou que a floresta plantada também é uma modalidade de produção agrícola. “A plantação de floresta é um negócio rentável em longo prazo e uma alternativa de recuperação de áreas degradadas. Mato Grosso tem que abrir os olhos e enxergar a necessidade de se fazer o diagnóstico para a implantação deste plano. Pois já temos grandes empresas de olho em Mato Grosso, como a Weyerhaeuser. Isso significa emprego, renda e sustentabilidade ao Estado. A floresta plantada é uma das lavouras menos impactante”, disse o deputado.

Contudo, acrescentou Zeca Viana, já que no Brasil a plantação de Floresta é ligada ao Meio Ambiente, é preciso sensibilizar e obter o apoio da Sema. Tanto o secretário Vicente Falcão quanto a secretária-adjunta Suely Bertoldi disseram reconhecer a relevância do projeto e a necessidade de um Plano de Desenvolvimento. “Vejo com bons olhos a iniciativa de Zeca Viana, mas é preciso estudar a viabilidade”.

CIPEM – Aproveitando a ocasião, Zeca Viana levou a proposta aos dirigentes do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem). “A ideia é de atrair parceiros para este projeto macro. Queremos agregar o conhecimento do Cipem à proposta”, Falou.

O projeto foi apresentado ao diretor executivo do Cipem, Alvaro Leite, à superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Silvia Fernandes e ao superintendente de Gestão, Ramiro Azambuja e ao novo presidente Geraldo Bento (interino).

CENÁRIO - Segundo Zeca Viana, o setor florestal brasileiro é responsável por 7% das exportações do país, ficando os seus produtos entre os cinco maiores da balança comercial e é responsável por 5% do Produto Interno Bruto (PIB). O Setor Florestal ocupa lugar de destaque entre os segmentos econômicos estabelecidos no Brasil. O país ocupa atualmente a 6ª posição entre os países com maior área de florestas plantadas, que em 2007 somava 5,6 milhões de hectares visando a produção de PFM (Produtos Florestais Madeireiros) e outros 6,5 milhões de hectares plantados para a produção de PFNM (Produtos Florestais Não-Madeireiros).

Estas áreas com florestas plantadas representam a principal fonte de suprimento de matéria-prima para importantes segmentos da indústria florestal, tais como a celulose e o papel, móveis de madeira, siderurgia a carvão vegetal, alimentos naturais, borracha natural. O grande parque floresto-industrial estabelecido no Brasil consumiu em 2007 quase 150 milhões m³ de PFM, e mais de 41 milhões de toneladas de PFNM.

“Atualmente contamos apenas com ações dispersas nesse segmento de alto valor agregado e para o qual Mato Grosso possui grande vocação. Chega a ser irônico falar que Mato Grosso figura na 13º colocação no ranking dos estados brasileiros produtores de florestas plantadas, com 59 mil hectares apenas”, explica Viana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet