Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

Mestrando estuda instrumento de avaliação de equipes de saúde da família

O aluno do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Valdelírio Venites, fará a defesa pública da dissertação de mestrado em Saúde Coletiva na próxima segunda-feira (18), às 8h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Orientado pela professora doutora Maria Angélica dos Santos Spinelli, o aluno defenderá a dissertação “Construção de um instrumento de avaliação de equipes de saúde da família”.


A banca será composta pelas professoras doutoras Sônia Natal, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Marina Atanaka dos Santos, João Henrique Gurtler Scatena e Maria Angélica dos Santos Spinelli (orientadora).

No Brasil, a saúde da família, principal estratégia para fortalecimento da atenção primária, caracteriza-se como um novo modelo de organização do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua expansão, além de ampliar a cobertura populacional, vem exigindo novos mecanismos de acompanhamento e avaliação desse processo.

O trabalho do mestrando Valdelírio Venites teve como objetivo elaborar um instrumento de avaliação de equipes de saúde da família (ESF), a partir dos principais envolvidos com a proposta. Reconheceu-se a avaliação como atividade negociada e assumida pelos trabalhadores e gestores de saúde, procedimento cotidiano da gestão, que integra o planejamento e exige a pactuação do objeto e dos objetivos.

O estudo foi feito em Alta Floresta (MT) e contemplou a realização de uma avaliação de implementação “Os desafios e perspectivas do SUS na atenção à saúde em municípios da área de abrangência da Br 163 no Estado de Mato Grosso” e a identificação das diretrizes de saúde da família e de critérios avaliativos.

Na avaliação de implementação foram entrevistados seis gestores e seis representantes dos usuários no Conselho de Saúde; e 21 profissionais de saúde da família responderam um questionário (87%). A construção do instrumento de avaliação envolveu a utilização de dois grupos focais com gestores, profissionais e representantes dos usuários no Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a realização de consenso com 17 especialistas, visando identificar as diretrizes de saúde da família e seus critérios avaliativos, a partir das diretrizes: acesso da população à unidade de saúde da família (USF); conhecimento da população adscrita pela equipe; qualidade e integralidade da atenção (acolhimento, vínculo e comprometimento da equipe de saúde da família com a comunidade); trabalho em equipe e autonomia profissional/equipe; resolutividade e coordenação do cuidado; educação permanente; monitoramento e avaliação; participação da comunidade; e controle social foi construído outro instrumento de avaliação.

Este instrumento avaliativo apresenta-se como importante ferramenta capaz de avaliar o grau de implementação das diretrizes da saúde da família (satisfatório, regular, incipiente, insatisfatório), que facilita o planejamento das ações das equipes, favorecendo a mudança das práticas e a busca pela integralidade do cuidado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet