Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

Estudantes da Unemat iniciam greve contra mudança de calendário em Sinop

O campus da Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso) de Sinop está parado. Os dois mil estudantes da instituição entraram em greve no início da manhã de hoje (terça, 19). A decisão foi tomada ontem à noite (segunda, 18) e conta com o apoio da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat).


Motivos

O movimento grevista reivindica o cancelamento do calendário determinado pelo reitor Taisir Mahmudo Karim, que estabelece mais de quatro meses de férias entre o final do ano letivo de 2009 e o início do de 2010.

O motivo alegado pela reitoria é um rombo de R$ 9 milhões, contraído este ano, mas ainda não justificado publicamente. A Secretaria de Estado de Planejamento, em contrapartida, informa que os repasses à Unemat estão sendo feitos regularmente.

“A mudança do calendário prejudica os estudantes. A reitoria quer diminuir o ano letivo, mas para manter o número de horas/aula determinou aula aos sábados. Isso é um absurdo”, critica a acadêmica de Pedagogia Graciele Marques dos Santos, presidente DCE (Diretório Central dos Estudantes) do campus de Sinop.

Os universitários também denunciam a falta de funcionários na biblioteca. O local só funciona à tarde e com servidores deslocados de outras áreas. No fim do mês fechará as portas. “Se isso acontecer, vários cursos ficarão inviabilizados”, informa Graciele.

Os estudantes cobram da reitoria, ainda, a implantação imediata do novo estatuto da Unemat, aprovado em dezembro do ano passado e que deveria estar valendo desde o início de 2009, com homologação pelo Consuni (Conselho Universitário) e referendo pelo Conselho Curador, segundo a Lei Estadual Complementar 320/2008.

Sob pressão, o reitor Taisir encaminhou o documento ao Consuni somente em abril, mas ainda não o remeteu ao Conselho Curador. Por conta disso, o Ministério Público Estadual (MPE) moveu uma ação civil pública contra o gestor.

“A Unemat passa por uma série de desmandos. Isso tem que acabar. Por isso apoiamos o movimento democrático e legítimos dos estudantes”, disse a professora Maria Ivonete de Soua, presidente da Adunemat.

Audiência com o governo

Representantes de estudantes, professores, vereadores de Sinop e deputados estaduais fará audiência com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, para resolver os problemas.

“Esperamos apoio incondicional do secretário. Queremos a revogação do calendário do reitor, a contratação de funcionários para a biblioteca e a implantação do novo estatuto o mais rápido possível. Se isso não ocorrer, o campus de Sino continuará fechado por tempo indeterminado”, disse a líder estudantil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet