Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Membros do Shriners Internacional discutem construção de hospital em Cuiabá

Os americanos representantes da Almas Shriners, entidade paramaçônica, do Distrito da Columbia, em Washington D.C, Alan Gordon e Mike Gordon estiveram com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), para discutir sobre o projeto de construção do Hospital Ortopédico Shrine Infantil em Cuiabá.


Acompanhados de membros da Shriners Brasil Central, eles visitaram o Poder Legislativo na tarde desta quarta-feira (30), quando entregaram a Riva um boton da entidade e o convidaram para participar das discussões como um membro shrine. A unidade hospitalar deverá ser a maior da América do Sul. E, conforme o presidente da Shriners Brasil Central, Claudio Eduardo Sousa Lima, em breve a instituição vai assumir uma parte do Hospital Santa Helena para iniciar o atendimento infantil.

Também será apresentado na AL, um projeto de resolução para declarar a Shriners Brasil Central em Mato Grosso como utilidade pública. “Planejamos os custos da obra e a manutenção do hospital, que deverá ter o apoio do Sistema Único de Saúde e outras formas de arrecadação”, explicou Lima. O projeto inicial, que aguarda o parecer internacional, prevê investimentos na ordem de U$ 40 milhões, sendo U$ 20 milhões para a parte física e outros U$ 20 milhões para a aquisição de equipamentos.

De acordo com Alan Gordon, a Almas Shriners quer oferecer treinamento aos profissionais que forem atuar no hospital. “Estamos dispostos a levar os médicos, fisioterapeutas, protéticos e técnicos para serem treinados em nossos hospitais. Todos receberão certificados”. Estados como Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Paraná também apoiam essa causa.

Riva garantiu empenho do Parlamento para conclamar a sociedade a ajudar. Inclusive, sugeriu a realização de leilões para angariar recursos à construção com a participação de sindicatos rurais. “Acreditamos nesse projeto que vai propiciar mais saúde aos menos favorecidos”, disse, ao destacar a meta do Governo do Estado de construir também um hospital infantil no prédio que seria o hospital central de Cuiabá.

Em visitas pelo interior do Estado, Riva tem defendido a divisão dos recursos arrecadados por meio de leilões com o Hospital de Câncer de Mato Grosso. Atualmente, a renda é destinada apenas ao Hospital de Câncer de Barretos.

A escolha de Cuiabá para sediar esse hospital foi anunciada em fevereiro deste ano, quando os membros da Shriners Brasil Central recorreram à AL para pedir o apoio. Os visitantes seguem para Brasília, onde também buscam o fortalecimento da instituição.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet