Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

grande perda

Morre advogado fundador do PMDB e preso político no golpe militar de 64

Um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (atualmente PMDB) em Mato Grosso, o advogado Nilson Ferreira Lemos, de 84 anos, morreu na noite desta sexta-feira em Cuiabá, vítima de complicações cardíacas, após ter enfrentado e vencido o câncer, de acordo com informações de seus familiares.


Preso político durante o golpe militar de 1964, Lemos é considerado um dos líderes mais respeitados e íntegros da história do MDB/PMDB.

"Era um democrata na essência, que nunca desrespeitou seus ideais e princípios na defesa da democracia e da liberdade", declarou um de seus filhos, Charles Lemos, em entrevista ao Olhar Direto, na madrugada de sábado.

Idealista e conhecido por advogar para os mais humildes, Nilson Lemos deixa viúva (a pedagoga Carmelita), cinco filhos e dez netos. Ele é pai de Juca Lemos, ex-vereador e candidato a prefeito de Rondonópolis pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

"Meu pai nunca se preocupou em acumular bens ou riqueza. Era um homem sábio e culto, que foi sempre preocupado em obter conhecimento. E foi defensor intransigente da democracia. Ele foi preso em 1964 com Carlos Reiners, Carlos Bezerra, e ficou no antigo 16º BC [hoje 44º Bimtz, localizado na avenida Lavapés]. Foi muito amigo de Silva Freire [escritor cuiabano]", acrescenta Charles.

O corpo de Nilson Ferreira Lemos está sendo velado na sala 01 do cemitério da Vila Aurora, em Rondonópolis, e será enterrado às 17h.

Mais informações na manhã de sábado. Atualizada às 10h55
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet