Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

eleições

Maluf consolida aliança com DEM e terá vice advogado João Celestino

02 Jul 2012 - 22:45

Especial para Olhar Direto - Jonas da Silva

Foto: Reprodução

Maluf consolida aliança com DEM e terá vice advogado João Celestino
O candidato do PSDB em Cuiabá, deputado estadual Guilherme Maluf, consolidou a aliança com o Democratas (DEM) ao ser confirmado pelo aliado o nome do advogado João Celestino Corrêa da Costa para o cargo de vice-prefeito em sua chapa na noite desta segunda-feira. O tucano conta com o apoio e simbologia política da família do vice, que sempre esteve no poder ao longo da história da política local.


A composição para a eleição em Cuiabá repete a aliança parlamentar nacional dos dois partidos, que atuam em oposição ao governo Dilma Rousseff no Congresso Nacional. Maluf destacou em reportagem ao Olhar Direto a respeitabilidade profissional do seu vice. Ele também mencionou a origem da família cuiabana de Celestino.

"Muito boa a indicação do João Celestino. Trata-se de tradicional família cuiabana. Uma pessoa que tem histórico profissional na carreira. Foi duas vezes vice-presdente da OAB e acrescenta muito no processo eleitoral", comemorou Maluf.

A decisão saiu depois da reunião do diretório municipal do DEM. Para o vice, a eleição será muito disputada e deverá ser decidida no segundo turno.

"Na verdade é uma candidatura difícil porque temos seis candidatos, uns mais expressivos e outros menos. Mas, todos têm experiência política. Vai ser um embate durísismo e o segundo turno está desenhado. A briga é saber quemvai estar no segundo turno e esta é nossa meta, chegar lá", analisa.

Outro desafio apontado por João Celestino é o objetivo do partido ter representante na Câmara de Cuiabá, afirma. "Estamos bastante preocupadso, por isso o desafio, de fazer com que o DEM tenha representante na Capital. Um partido que já teve prefeito com Frederico Campos em 1988", conta última vez em que o partido comandou Cuiabá.

Câmara

O partido, relata Celestino, terá chapa pura na eleição proporcional, com 36 candidatos. Já Maluf diz que o PSDB terá uma chapa com cerca de 50 candidatos, sendo 25 de tucanos, aproximadamente 12 do Partido Progressista (PP) e a possibilidade de agregar o PMN, em decisão que deve ser tomada nesta terça-feira.

A coligação completa de Maluf tem o PSDB, DEM, PP, PMN, PTdoB e PRP. Ao todo, serão cerca de 100 candidatos a vereador na disputa pela coligação. Maluf já conversou com os candidatos do DEM

Linhagem política

Os Corrêa da Costa lembrado pelo tucano já produziram para Mato Grosso vários secretários e três governantes em épocas distintas. Pedro Celestino Corrêa da Costa foi presidente da Provìncia mato-grossense. Já Mário Corrêa foi governador quando o regime político passou de Colônia para República.

Já na política mais contemporânea de Mato Grosso, a família levou ao poder o governador Fernando Corrêa da Costa, que administrou o Estado na década de 1960. O governador é primo do seu avô.

Mas, como destaca o vice, seu pai foi um político atuante e importante. Filinto Corrêa da Costa foi secretário de Saúde de Cuiabá, na administração Frederico Campos citada por João Celestino. Dopois secretário de Saúde do governador e atual senador Jaime Campos (DEM). E secretário da Casa Civil do governador Wilmar Peres de Farias. Além de presidente do Ipemat, no início do governo Júlio Campos.

A família é de origem portuguesa e segundo João Celestino, chegou ao Brasil por Corumbá (MS). Uma parte se fixou na cidade e outras duas ramificações se dividiram entre Campo Grande e Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet