Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Indicação de Azambuja pode garantir atendimento móvel de urgência

O município de Água Boa (730 km da Capital), com aproximadamente 25 mil habitantes, vai contar em breve com uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O deputado estadual Antônio Azambuja (PP), apresentou no plenário da Assembleia Legislativa, uma indicação ao Secretário de Estado de Saúde, Vander Fernandes, apontando a necessidade da implantação da unidade.


O parlamentar esclareceu que o SAMU é uma das ações que compõem a Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde. Nele, equipes com presença de médicos em veículos atendem no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas.

Para Azambuja não basta apenas os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros, tem que haver uma unidade do SAMU, já que são dois serviços distintos, porém complementares.

Antônio Azambuja acredita que com a implantação do Serviço de Urgência vai ser possível um sistema organizado, onde a central de regulação de chamadas vai verificar o contexto de cada solicitação e destina ao local o aporte humano e de equipamentos compatíveis com a necessidade. “Está aí à importância do Samu. Quando a central identificar esses cenários deve enviar uma ambulância equipada e com profissional médico capaz de diagnosticar a situação”, explicou.

De acordo com o deputado, não basta ter a ambulância equipada com médico, é necessário ter um serviço habilitado.

O deputado Antônio Azambuja informou que o município de Água Boa é atendido atualmente pela unidade de Barra do Garças (250 km), fato que na maioria das vezes ocasiona dificuldades no atendimento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet