Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Educação

INSATISFAÇÃO

Reitor da Unemat será investigado por crime de responsabilidade

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Taisir Karim, será investigado por crime de responsabilidade por não ter respondido a dois requerimentos realizados pela Assembléia Legislativa em que cobrava a aplicação das leis 319, 320 ou 321. O requerimento que pedia a abertura do processo é de autoria do deputado estadual Alexandre César (PT) e foi aprovado por unanimidade.


Caso seja comprovado o crime de responsabilidade o reitor deverá ser demitido do cargo. No entanto, o petista adiantou que pode pedir o afastamento de Taisir e não descarta a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denuncias de irregularidades.

O parlamentar explicou que a lei 319 cobrava do reitor o prazo de 180 dias para implantação do novo estatuto em 180 dias. Porém, o reitor respondeu apenas hoje que somente agora, cinco meses depois, irá convocar o Conselho Curador para estudar as mudanças. Os requerimentos foram enviados entre os meses de outubro e novembro do ano passado.

As outras leis cobradas nos requerimentos são sobre a implantação do Plano de Cargo e Carreiras e Salários (PCCS) que ainda está sendo posto em execução. No entanto, de acordo com o deputado Alexandre César, existem denúncias de que há irregularidades na implantação do plano.

Um dossiê feito pela própria comunidade acadêmica aponta 29 irregularidades praticadas pelo reitor Taisir Karim. O parlamentar acredita que o documento também chegou ao conhecimento do governador Blairo Maggi (PR) e do secretário de Ciências e Tecnologia, Chico Daltro. 

Repúdio

A insatisfação com o reitor é tanto, que no início da semana recebeu, também por unanimidade, Moção de Repúdio da Câmara Municipal de Sinop.

Outro deputado que adotou a campanha contra o reitor é o deputado estadual Dilceu Dal´Bosco (DEM). Ele criticou a gestão de Taisir Karim, a quem classificou como centralizador. “Nós não podemos mais admitir, suportar, a situação que hoje vive a Unemat por conta do seu gestor, do seu magnífico reitor. Não há de se conceber que a comunidade acadêmica, a sociedade, inclusive a classe política e parte do governo esteja aí clamando por mudanças e o reitor não apresente os números nem as condições que vive a universidade”, desabafou.

O democrata aproveitou a presença de representantes da comunidade acadêmica da Unemat para resgatar uma proposta de sua autoria apresentada em novembro de 2007, que trata da descentralização política e financeira da Unemat, através da criação de Universidades Regionais nas cidades pólo de Mato Grosso.

Na próxima sexta-feira (29) às 19h no anfiteatro da Unemat de Sinop, haverá uma reunião com vereadores de Câmaras de todos os demais municípios onde há campi da instituição (Barra do Bugres, Tangará da Serra, Alto Araguia e Cáceres) para buscar a impugnação do mandato do reitor e auditoria nas contas da Universidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet